Aprenda a fazer Donuts saborosos e sequinhos

Chef André Otero ensina passo a passo da guloseima preferida de Holmer Simpson

Conhecido como donut, doughnut, rosca ou rosquinha, a massa que tem como base farinha, leite, açúcar e manteiga conquistou e encantou o universo dos amantes de doces, após se tornar a guloseima preferida de Homer Simpson, que em todos episódios do desenho ‘Os Simpsons’ aparece comendo um donut com cobertura rosa.

Para quem deseja saborear o doce, sem dificuldade de deixá-lo redondo e sequinho, o chef executivo do IGA Brasil, André Otero, ensina alguns truques para não errar. “O segredo é deixar a massa descansar em lugar morno e por até uma hora e dez minutos, e também, na hora de fritar as rosquinhas não deixe o óleo muito quente para que a massa não fique crua por dentro”, indica o chef.

Abaixo, confira o passo a passo da receita que é ideal para o lanche da tarde ou para datas comemorativas, como o Natal.

Donuts

Por: Chef André Otero – Chef Executivo do IGA (Instituto Gastronômico das Américas)

Ingredientes para fermento:

16g de fermento

1 colher de chá de açúcar

24ml de leite

Ingredientes para massa:

1 ovo

26g de açúcar

60ml de leite

30g de manteiga

2 colher de chá de baunilha

1 colher de chá de casca de limão

250g de farinha

8g de sal

Açúcar para polvilhar quanto bastar

Óleo para fritar

Doce de goiaba quanto bastar

Preparo:

  1. Realize poolish com os ingredientes do fermento.
  2. Coloque numa tigela o ovo, o açúcar, o leite morno e a manteiga amolecida. Em seguida, acrescente o fermento. Misture com espátula ou gancho da batedeira.
  3. Vá incorporando pouco a pouco a farinha misturada
  4. Ao formar uma massa, despeje sobre a bancada.
  5. Sove por 15 minutos manualmente ou por 12 minutos na batedeira com gancho, aproximadamente, até obter uma massa de consistência macia ou ponto de véu
  6. Sove e deixe levedar em lugar morno.
  7. Divida em porções de 30 gramas boleadas. Marque formato desejado e acomodar em fôrmas untadas somente com manteiga. Deixe crescer ao limite, aprox. 70 min. Molde no formato desejado.
  8. Frite em óleo. Não muito quente para não arrebentar a massa. Frite-os de barriga para baixo, quer dizer, colocar no óleo a parte que não esteve apoiada na bancada, uma vez dourados de um lado, virar e fritar do outro lado.
  9. Escorrer sobre papel absorvente. Polvilhar com açúcar, rechear e ou decorar.

Dicas:

Se desejar rechear os donuts, use um saco de confeiteiro de bico liso com creme de leite ou doce de leite. Como a massa é muito leve e fofa, o recheio é introduzido sem dificuldade.

Para obter donuts redondinhos, corte o centro da massa com cortador de 5 cm e com a massa que restou do centro pode fazer minisonhos.

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.