Confira indicações dos melhores botecos de rua da capital baiana

Dicas da Saideira botecos Salvador

Mesas à calçada, ambiente descontraído e aquela composição meio “boteco”, meio “rua”, que mistura a fachada do estabelecimento com a “cara do bairro”; é desse intercâmbio cultural entre o público e o privado, onde se desenrolam experiências etílicas, causos de família, encontros entre amigos, resenhas, debates políticos, gastronômicos e até amorosos, que o programa da última semana tirou a substância para garantir a saideira de cada dia.

É que, ao contrário de grandes restaurantes climatizados, fechados em si, quando a decoração interna, a iluminação e o cardápio refletem a ideia do espaço, as referências, ornamentos, quadros e propostas, no boteco de rua a proposição é justamente “abrir-se ao público e à cidade”.

E, se para alguns a ideia das mesas à rua, em clima de informalidade, representa exposição e insegurança, ou suscetibilidade ao que se pode encontrar quando o limite é justamente a falta de uma porta de entrada ou de saída, para outros, o espaço arejado, solto, não previamente determinado em capacidade de público, apresenta novas possibilidades para uma experiência única, a um preço acessível, em um ambiente que comunica sobre a cidade, sobre as pessoas, sobre o bairro e sobre a capacidade de direcionar o olhar ao meio urbano.

Para falar sobre essa configuração livre, diversificada, sem grandes requintes, mas com “cerveja ao ponto”, os convidados da rodada foram “Gegê”, do “Point do Caranguejo”, localizado no Imbuí, com mais de 80 opções, entre petiscos e porções, para você se deliciar na noite soteropolitana, e Dona Mara, do “Djalma’s Drinks”, que tem mais de 30 anos de história e funcionamento na Pituba.

O som da 47ª rodada ficou por conta da dupla Loma e Rafa, que tem feito sucesso entre o público baiano e agitou os estúdios para iniciar os trabalhos do final de semana.

As dicas completas, especificidades dos bares e o horário de funcionamento você encontra assistindo ao programa completo. O Dicas da Saideira entra ao vivo, todas as sextas-feiras, pelo Facebook do Aratu Online. Fique ligado também através das redes sociais @dicasdasaideira.

Na última rodada, teve resenha, bebedeira e bate-papo que virou lista de indicações para curtir a saideira em Salvador. Quer saber quais são as sugestões na capital baiana? Então confira a relação!

Melhores “botecos de rua” para curtir a saideira em Salvador:

Djalma’s Drinks
Rua Minas Gerais, 352 – Pituba

Point do Caranguejo
Rua do Rouxinol, s/n – Imbuí

Velho Espanha
Rua General Labatut, 38 – Barris

Anexus Bar
Av. Leovigildo Filgueiras, 462 – Garcia

Preto
Rua Guillard Muniz, 771 – Pituba

Bar Piauí
Rua Piauí, 16 – Pituba

Boteco do Pirí
Rua Alto da Alegria, 200 – Nordeste de Amaralina

Boteco di Janela
Rua da Glória, 9 – Saúde

Navona (“Bar do Tonho”)
Rua Território do Rio Branco, 125 – Pituba

Escondidinho Bar e Restaurante
Vila de São Roque – Campinas de Brotas

Abará da Vovó
Rua Direita de Santo Antônio Além do Carmo, 18 – Carmo

Saideira consciente: empresas se juntam com objetivo de reduzir mortes no trânsito

Vocês já estão cansados de saber, mas não custa reforçar: se for dirigir não beba, mas se for tomar uma chama a gente! E hoje o papo é sério: bebida e direção. Duas coisas que realmente não combinam, por isso, recentemente, soubemos que um grupo de transportadoras se uniu ao Ministério das Cidades, também às Cervejaria Ambev e Instituto Tellus para implementar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O programa, já em andamento em nove estados e no Distrito Federal, tem o objetivo de reduzir em 50% as mortes causadas por acidentes de trânsito até 2028!

Se você fizer uma rápida pesquisa, não vão faltar estatísticas para sugerir ou comprovar que, quando um motorista faz essa combinação, as chances de se acidentar são muito maiores. A cada ano, são registrados cerca de 40.000 óbitos no Brasil.

(mais…)

Veja lista dos bares que vendem as cervejas mais geladas de Salvador

Tem gente que chama de “véu de noiva”, “capa branca”, “mofada” e até de “nuvem”, mas a verdade é que, ao calor da terra de luz comprida no país tropical, a cerveja mais pedida da mesa de bar, entre os botequeiros de plantão, é (quase) sempre a “estupidamente gelada”.

É bem verdade que os especialistas, mestres cervejeiros e estudiosos da bebida alertam para o fato de que a temperatura muito baixa atrapalha a degustação e a apreciação do sabor, mas se o que vale, no final de tudo, é a experiência, por que não se jogar na “gelada” após um dia quente na capital baiana? (mais…)

Conheça os melhores lugares para comer caruru em Salvador

A resenha de sexta-feira ganhou mais um espaço de bate-papo para te levar aos lugares mais estourados de Salvador. A partir de agora, além dos encontros marcados às 17h30, no Facebook do Aratu Online, você encontra no blog Dicas da Saideira as boas pedidas da capital baiana.

Toda semana, uma dica aparece por aqui para você não perder a saideira! Tem listinha de indicações, sugestões para beber até a madrugada, roteiros para “petiscar”, recomendações para se divertir na noite soteropolitana e, claro, histórias desse universo botequeiro.

E, como não dá pra falar de dicas para curtir a saideira em Salvador sem destacar a sempre requisitada culinária da terra do dendê, a estreia dessa semana vem trabalhada na “comida baiana”. Afinal, quem é que não gosta de caruru? (mais…)

© 2018 - TV Aratu - Todos Direitos Reservados
Rua Pedro Gama, 31, Federação. Tel: 71 3339-8088 - Salvador - BA