REPRESENTATIVIDADE E EMPODERAMENTO – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Oi, gente linda! Tudo bem? Você sabia que no dia 25 de julho foi comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha? No Brasil, a Lei nº 12.987 de 2014 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Apesar de nós mulheres negras sermos a maioria entre a população de sexo feminino no Brasil, ainda sofremos muita exclusão e preconceito na sociedade. Temos pouca representatividade em grandes cargos, como na politica, mídia e em outras diversas esferas profissionais. Já parou para perceber quantas mulheres negras você vê nesses cargos? As oportunidades entre mulheres brancas e negras não são as mesmas. Um desses lugares que é a mídia deixa isso bem visível; São poucos lugares que abrem espaços para nós.

 

Imagem relacionada

 

A representatividade tem uma grande importância em nossas vidas. Termos voz, nos enxergarmos, nos vermos em grandes cargos e ocupando espaços é essencial. Grandes mulheres negras mudaram a história, e servem de inspiração até hoje, como Tereza de Benguela. Ela liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro. Na mídia televisiva, o nome que está mais em evidência atualmente, e que nos representa socialmente falando, é a Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Maju, jornalista e apresentadora de TV, que é um dos destaques no jornalismo da TV Globo. Aqui em Salvador, Cynthia Paixão, que é empresária e idealizadora de vários concursos de beleza Plus Size, é um grande exemplo de mulher negra para nos inspirarmos. Já foi Rainha do Bloco Afro Malê Debalê e Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, em 2014. Recentemente, se tornou Vice Coordenadora do PRB Mulher Municipal.

 

Tereza de Benguela

 

A luta continua e termos um dia de destaque para isso é maravilhoso. Me afirmo como mulher negra, e que nós ocupemos cada vez mais grandes espaços que merecemos e tenhamos voz para falar sobre temas importantes, como preconceito, empoderamento e representatividade!

 

Resultado de imagem para black women study

 

Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: Reprodução

Bjs,

Vivian Vieira

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.