​Espaço Cultural da Barroquinha recebe exposição sobre o Carnaval até dia 6

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

Quem está com saudade da folia baiana pode conferir a exposição “O Carnaval e a Imagem da Cidade”, que está presente no Espaço Cultural da Barroquinha, equipamento vinculado à Fundação Gregório de Mattos (FGM) localizado em frente à Praça Castro Alves. Diversas curiosidades sobre a festa de Momo poderão ser vistas até o próximo dia 6, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e 13 às 18h, com entrada gratuita.

A mostra é composta por imagens do Arquivo Histórico Municipal e expõe fotografias históricas da festa, que vem se transformando com o passar dos anos. Os registros apresentados mostram a evolução do Carnaval a partir dos anos 1950, caracterizado pelos desfiles de carros alegóricos de entidades e clubes sociais de Salvador que, com suas rainhas e princesas, disputavam o título de melhor do ano. Mais tarde, na década de 1960, a festa começou a se popularizar e blocos tomaram conta das ruas, puxados por bandas em cima de caminhões que animavam a multidão.

Foi então que, ao final da década de 1970, o trio elétrico assumiu a sua identidade atual e se tornou a grande atração do carnaval baiano. Nos anos 1980, a Axé Music vira a trilha sonora da folia e, no decênio de 1990, os camarotes começam a fazer parte do cenário da festa. Ao longo da história, os afoxés também expressaram a sua riqueza cultural nas ruas e se transformaram no fenômeno que são hoje.​