Abertas inscrições gratuitas para oficinas de restauração em Salvador

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Até o dia 27 de março, a Caixa Cultural Salvador oferece quatro oficinas de restauração e reparo de materiais artísticos e históricos, dentro do projeto “Guardar na Memória e Salvar com Ações”. Os cursos oferecidos são: peças em papel, telas, tecidos e fotografias em suportes variados.

Ao todo, as oficinas terão a duração de 64 horas/aula, de terças a sextas-feiras, das 14h às 18h. São oferecidas 30 vagas, e as inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail evolution.projetos@gmail.com. Para concluir a matrícula, os participantes deverão doar um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Hospital Martagão Gesteira.

O objetivo primordial dos cursos são capacitação e aperfeiçoamento de profissionais que lidam com bens materiais de valor histórico e artístico, e estudantes universitários de áreas vinculadas à conservação e preservação de bens de valor histórico. O projeto é multidisciplinar e tem como meta sensibilizar, capacitar e aperfeiçoar tecnicamente os participantes.

Professores
A oficina de papel é ministrada por Renato Carvalho da Silva, especialista em História da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná, com foco em conservação e restauro. A oficina de tecidos, sob orientação da professora Cláudia Regina Nunes, conceituada profissional de conservação têxtil.

O facilitador da oficina de telas é o professor José Dirson Argolo, titular da cadeira de Conservação e Restauro da Escola de Belas Artes da UFBA e diretor do Studio Argolo de Restauro. A oficina de fotografias em suporte de papel, negativos em chapa de vidro, filmes em poliéster, polaroid e slides é realizada pela professora Sandra Baruki, mestre em Conservação pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Londres, e membro do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte desde 1986.

Modernidade a serviço da história
As oficinas proporcionam o contato dos participantes com recentes tecnologias, novos equipamentos e materiais. O projeto “Guardar na Memória e Salvar com Ações” tem aulas práticas e teóricas, interativas e dinâmicas, apoiadas com recursos audiovisuais.

Serviço:

Oficinas de restauração: Projeto “Guardar na Memória e Salvar com Ações”
Período: de 3 a 27 de março de 2015 (terças a sextas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Inscrições: evolution.projetos@gmail.com
Investimento: um quilo de alimento não perecível
Informações: (71) 3421-4200