ABERTURA: Irreverência e muita festa marcam primeiro dia do Carnaval; Hoje, tem Ivete e Bell Marques sem cordas

Fonte: Diego Adans

Crédito da Foto: Reprodução internet

O primeiro dia do carnaval de Salvador, nesta última quarta-feira (3/02), mostrou a força da folia sem cordas. No centro da cidade,  Carlinhos Brown, Saulo e grupos musicais como Olodum e Banda Didá levaram o público ao delírio. O ‘cortejo’ partiu da Praça Castro Alves em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O pontapé inicial foi dado pelo cantor Carlinhos Brown e sua caetanave. Em seguida, foi a vez dos minitrios.

Grupos como Pierrôs de Plataforma, Bonecões, Olodum e Banda Didá mostraram um repertório eclético e não deixaram as milhares de pessoas paradas nem um minuto sequer. O cantor Saulo também marcou presença.  Por volta das 19h40, houve a abertura oficial da festa, que se estende até a próxima quarta-feira (10/02). Na ocasião, o prefeito da cidade, ACM Neto, entregou, de forma simbólica, as chaves da cidade ao Rei Momo Nivaldo Santos Nery. O ato ocorreu na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador.

Irreverência 

Já na barra, a responsabilidade de agitar a multidão no primeiro dia oficial de Carnaval foi das fanfarras (cerca de 28). Uma das atrações mais aguardadas foi a banda Habeas Copos, que reuniu milhares de pessoas no circuito. Porém, o que mais chamou atenção foram as fantasias e a irreverência dos foliões. Não faltaram ‘clones’, por exemplo, da vocalista Tays Reis, da banda Vingadora. Quem também marcou ‘presença’ na folia foi o agente da Polícia Federal Newton Ishii, que virou celebridade ao sempre estar presente nas prisões e apreensões da Operação Lava-Jato. Dezenas de pessoas usavam a máscara do agente.

Mais folia

A quinta-feira (4/02), promete mais festa aos foliões. No circuito Osmar, no Campo Grande, estrelas como Ivete Sangalo e Bell Marques, farão a festa do folia pipoca. Ambos irão puxar trio sem cordas, assim como as bandas Eva e É o Tchan. Já no circuito Dodô, Barra-Ondina, os artistas mais esperados são Wesley Safadão, Margareth Menezes e Baby do Brasil, dentre outros. A programação completa está disponível no site  da prefeitura.

No Pelourinho, onde é montado o circuito Batatinha, a festa começa a partir das 20h15, e terá oito apresentações, entre elas a bandas Arca do Axé, Araiyê e Expressão Negra.  Ainda há festa nos palcos montados nos seguintes bairros: Liberdade, Periperi, Plataforma, Itapuã, Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Pau da Lima, Jardim de Alah e Centro Histórico.