As Ganhadeiras de Itapuã ganha documentário produzido por TV universitária

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: reprodução/Youtube

Resgatar, valorizar e fortalecer a riqueza da identidade cultural baiana, tudo isso pode ser encontrado na nova edição do TV UFBA.DOC com as Ganhadeiras de Itapuã. O programa, que integra a grade da TV UFBA, que tem como característica principal a experimentação com a linguagem audiovisual, resgata história e cultura de um dos bairros mais tradicionais de Salvador neste mês de abril.

A produção mostra o histórico da Lagoa do Abaeté e da cultura popular ligada à cidade de Salvador, através de imagens e da memória das Ganhadeiras, que traduzem em palavras, ritmos e sons as antigas tradições do lugar. Durante o DOC ainda é possível acompanhar as várias gerações de mulheres ao longo da formação do grupo, do sentimento saudosista das mais velhas, passando pela empolgação das mais novas, até os primeiros passos de uma nova geração que busca manter viva a cultura das Ganhadeiras.

A iniciativa cultural surgiu em março de 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, onde um grupo de pessoas motivadas pelo interesse no fortalecimento da identidade cultural de Itapuã se reunia semanalmente para trocar informações sobre as antigas tradições do lugar. As principais conseqüências daquelas rodas de conversa e samba, foram: a compilação de um repertório de cantigas e sambas de roda que formou As Ganhadeiras de Itapuã.

Confira: