Bahia sedia eventos que discutirão eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico

Fonte: Da redação

Costa do Sauípe sediará, no período de 17 a 19 de agosto, dois importantes eventos do setor elétrico brasileiro – o VIII Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL e o IV Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL, ambos realizados e coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Estima-se que esta edição, cujo tema central será “Cooperação para a inovação e a eficiência no setor elétrico” e que está sendo organizada pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, reunirá cerca de mil participantes que representarão universidades, fabricantes de equipamentos do setor elétrico, entidades estrangeiras, e empresas, além de representantes das distribuidoras, geradoras e transmissoras dos serviços de energia elétrica.

Durante o VIII Citenel/IV Seenel serão apresentados em sessões técnicas os resultados obtidos no âmbito dos Programas de P&D e de Eficiência Energética regulados pela ANEEL, e promovidos debates entre especialistas nacionais e internacionais em temas estratégicos para o setor de energia elétrica. Haverá, ainda, um espaço de exposição com estandes de empresas de energia, institutos de P&D, fabricantes de equipamentos e outros atores envolvidos no processo de inovação, além de rodadas de negócios que acontecerão paralelamente ao longo da programação.

De acordo com a Coelba, os Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética regulados pela ANEEL completaram 15 anos de existência e são responsáveis por vários avanços na promoção de novas tecnologias para o setor elétrico com foco na inovação, eficiência e sustentabilidade.

No âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética foram quase 7 mil projetos, com um investimento de aproximadamente R$ 6,7 bilhões. Por sua vez, por meio do Programa de Eficiência Energética foram desenvolvidos cerca de 4,6 mil projetos, representando uma  economia de aproximadamente 9.000 GWh/ano e uma retirada de demanda na ponta de 2,8 MW.

As inscrições no evento são abertas a todos: consumidores, pesquisadores  e profissionais do setor.

Serviço:

VIII CITENEL e IV SEENEL
17 a 19/08/2015
Costa do Sauipe
Mais informações: www.citenel.gov.br ou eficiencia@neoenergia.com