Boa Vista de São Caetano recebe Castramóvel a partir desta segunda (13)

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

Prevenir doenças, evitar a procriação indesejada/indiscriminada e o abandono de animais. Essas são algumas das vantagens que têm contribuído para o aumento da procura por cirurgia de castração de cães e gatos, oferecida gratuitamente pela Prefeitura através do Centro de Controle de Zoonose (CCZ).

Após atender a população de Castelo Branco, onde foram realizadas cerca de 400 cirurgias, o Castramóvel – serviço itinerante de castração de cães e gatos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – segue nesta segunda-feira (13) para Boa Vista de São Caetano. O dispositivo ficará estacionado na Unidade de Saúde da Família do bairro, que fica localizada na Rodovia A, s/n, até o dia 30 de abril.

Nas segundas e terças-feiras, os profissionais do CCZ realizarão o cadastramento e a triagem para a intervenção cirúrgica que acontecem nas quartas e quintas, sempre de 08 às 12 horas. Para isso é imprescindível que o proprietário do animal apresente a original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. Para estar apto, o cão ou gato deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período gestacional.

 A SMS, somente no ano de 2014, esterilizou mais de 9 mil animais (cães e gatos), destes, mais de 5 mil procedimentos  foram realizadas pelo serviço itinerante, através do Castramóvel. A estimativa para este ano é que cerca de 10 mil animais sejam castrados na capital.