Campanha oferece audiometria gratuita neste fim de semana na Barra

Fonte: Da redação

Neste sábado e domingo (21 e 22), acontecem as últimas ações de conscientização contra o zumbido que marcam o Novembro Laranja. A otorrinolaringologista Clarice Saba coordena o stand montado no Piso L3 Sul do Shopping Barra. Além das orientações, uma equipe multidisciplinar realiza, na cabine de audiometria, um screening (rastreio) auditivo gratuito. A ação acontece no horário de funcionamento do centro de compras.

No dia 22, pela manhã, a ação acontece em frente ao Farol da Barra. “Estamos na Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, um sintoma que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros e é passível de cura. O objetivo é falar sobre o zumbido e mostrar à população que o barulho, em diferentes níveis, pode gerar diversos graus de perda auditiva”, explica a médica Clarice Saba.

Apito, chiado, grilo, música, panela de pressão. São muitos os tipos de sons percebidos por quem sofre de zumbido – um sintoma que afeta 28 milhões de brasileiros. O barulho, que não tem uma real fonte externa, é percebido nas orelhas ou na cabeça. “Trata-se de um sintoma, e não uma doença, de etiologia múltipla e passível de cura”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba.

Em todo o mundo, 278 milhões de pessoas são afetadas pelo sintoma, segundo a Organização Mundial de Saúde. São causas a perda auditiva, as alterações nos níveis de triglicerídeos e colesterol, hormônios da tireoide, do mecanismo de absorção do açúcar, diabetes, excesso de cafeína, algumas medicações e alteração de musculatura de cabeça, pescoço e ATM (articulação temporomandibular) são algumas das causas. “E o zumbido pode agravar patologias, gerar estresse, falta de concentração, perturbações.