Catedral Basílica de Salvador reabre portas nesta sexta após restauração

Fonte: da redação

Crédito da Foto: divulgação/Secom

Monumento do século XVII e uma das mais importantes igrejas da Bahia, a Catedral Basílica de Salvador, localizada no Centro Histórico, reabre suas portas nesta sexta-feira (14/9), com uma solenidade, após restauração que custou R$ 17,8 milhões do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Testemunho da história e do catolicismo no país, o templo possui também um acervo de grande valor, com telas de diversos autores seiscentistas, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata.

LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina nesta sexta

No evento desta sexta estarão presentes a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os ministros Sergio Sá Leitão, da Cultura; Vinicius Lummertz, do Turismo; e Ronaldo Fonseca, da Secretaria Geral da Presidência da República.

SOBRE

A Catedral Basílica de Salvador foi o quarto templo construído pelos jesuítas na capital baiana, entre 1652 e 1672, e é o último remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus. Com projeto arquitetônico do irmão Francisco Dias, possui 13 altares, sendo os dois primeiros construídos em estilo renascentista maneirista. A fachada é toda em pedras de lioz, importadas de Portugal, e os nichos sob as portas representam Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja. Com a saída dos jesuítas do país, a igreja foi abandonada e chegou a ser utilizada como hospital militar e a primeira Escola de Medicina do Brasil, instalada ali em 1833. Ainda em 1938, a igreja foi tombada individualmente pelo Iphan e a proteção inclui também todo o seu acervo.

RESTAURAÇÕES

A obra de restauração no local é parte de uma série de ações que vem sendo realizados no Patrimônio Cultural baiano, totalizando recursos de mais de R$ 92 milhões investidos pelo Iphan. Cinco importantes obras já foram concluídas em Salvador, com as restaurações da Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, da Igreja do Corpo Santo, do Forte de São Marcelo e do edifício anexo ao Plano Inclinado Gonçalves, onde foi instalada a Casa do Carnaval. Também estão em execução outras oito obras, incluindo ações nas cidades de Santo Amaro, Itaparica e Maragogipe.

SERVIÇO:

Entrega da restauração da Catedral Basílica de Salvador (BA)
Quando: sexta-feira (14/9), às 17h
Onde: Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador/BA

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.