PALANQUE: Afastada da presidência, Dilma Rousseff recebe hoje título de cidadã baiana; Ato pró-PT promete ataques a Temer

Fonte: Da Redação

Crédito da Foto: César Irará

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) recebe em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16/6), o título de cidadã baiana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A homenagem foi proposto pelos líderes dos partidos da base aliada do PT e aprovado pela Casa.

O deputado Rosemberg Pinto, líder do PT, foi o autor do Projeto de Resolução nº 2.075/2011, que, depois de aprovado, conferiu a honraria à primeira mulher a ocupar a Presidência da República. Ele listou, na justificativa que anexou à proposta, parte das muitas realizações da gestão da homenageada na Bahia.

A chegada da presidente no Legislativo é prevista para o meio dia. Será recepcionada pelo presidente Marcelo Nilo, o governador Rui Costa e seu antecessor Jaques Wagner, seguindo imediatamente para o Salão Nobre da Casa, onde permanecerá até que uma comissão constituída de líderes partidários a conduzirá, junto com Rui Costa e Jaques Wagner, ao local da homenagem no plenário Orlando Spínola. O roteiro da sessão é simples e prevê, inicialmente, apenas os discursos do proponente, que faz uma saudação em nome da Casa e da homenageada, para o agradecimento.

Ao final, o anfitrião, o deputado Marcelo Nilo, num curto pronunciamento fala sobre o que representa a homenagem para a Assembleia e agradece as presenças. Mas esse ordenamento é suscetível de alterações e é possível que o governador Rui Costa e o ex-governador Jaques Wagner também falem. Após o encerramento – a duração da solenidade é estimada em uma hora e meia – a homenageada será acompanhada pelas autoridades até a rampa, onde ocorrerá um ato público articulado pelo Partido dos Trabalhadores na área verde em frente.

Durante a tarde, a petista vai participar de uma manifestação contra o presidente interino Michel Temer (PMDB). O ato vai acontecer às 16h, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico da cidade.