CINCO PRA LÁ, CINCO PRA CÁ: Opções para quem não vai fazer a festa no interior neste São João

Fonte: Dinaldo dos Santos

Crédito da Foto: Foto: Arte - Leow Lopes

Em Salvador, como na maioria das capitais do Nordeste, é só se aproximar o dia de São João que muita gente começa a deixar a cidade para curtir a ‘Festa do Interior’. Pegar o ‘caminho da roça’ é mesmo a tendência natural daqueles que gostam e podem curtir o arrasta-pé em uma região mais tradicional.

Porém, quem, por algum motivo, não deixou a capital baiana, não precisa ficar chateado. Adepto, ou não, de um bom forró e dos festejos típicos da época terão neste fim de semana várias opções para não ficar somente preso ao trabalho ou dentro de casa esperando a festa acabar.

Pensando nisso, o Aratu Online resolveu listar dez alternativas de diversão e lazer para que você se programe e não deixe de curtir nesses dias que os fogos e as comidas típicas vão fazer com que ninguém se esqueça que é São João.

PRA QUEM NÃO QUER PERDER O PASSO:

Entre as opções estão os espaços tipicamente estilizados pelo governo do estado, através da Bahiatursa. A programação, iniciada desde ontem (22/6), reúne mais de 50 atrações e segue até amanhã (24/6). Segundo estimativas, cerca de 270 mil pessoas devem aproveitar a festa no Centro Histórico e bairros da periferia.

1. Largo do Pelourinho (Centro Histórico)

A diversidade de estilos dos forrozeiros vai se misturar ao ritmo dançante da salsa de Jorje Zarath no Largo do Pelourinho.
Dia 23/6:
17h – Tio Barnabé
19h – Colher de Pau
21h – Carlos Vilela
23h – Val Macambira
01h – Gereba
Dia 24/6:
17h – Kiko Salli
19h – Cacau com Leite
21h – Flor de Maracujá
23h – Poiz é
01h – Jorge Zarath

2. Terreiro de Jesus (Centro Histórico)

Mitos do clássico do forró como: Flávio José e Targino Gondim, além do astro da MPB Geraldo Azevedo são nomes que se farão presente neste espaço.
Dia 23/06:
17h – Filomena
19h – Cicinho de Assis
21h – Flávio José
23h – Genard
01h – Jó Miranda
Dia 24/6:
17h – Del Feliz
19h – Targino Gondim
21h – Geraldo Azevedo
23h – Zelito Miranda
01h – Tenison Del Rey

3. Cruzeiro de São Francisco (Centro Histórico)

Sanfona, zabumba e triângulos se juntam ao som de instrumentos eletrônicos nas apresentações de grupos que vão animar o arrasta-pé do Cruzeiro de São Francisco.
Dia 23/06:
17h – Trio Anarriê
19h – Zefa di Zeca
21h – Rebeca Tárique
23h – Zelito Bezerra
01h – Zé de Tonha
Dia 24/06:
19h – Amor e Brasa
21h – Mel sem Pimenta
23h – Bando Virado no Mói de Coentro
01h – Cole Comigo

4. Praça João Martins (Paripe)

Em grande estilo será o São João dos moradores do Subúrbio Ferroviário. Entre as atrações, foram convidados artistas renomados como Luan Santana, Pablo e Saulo Fernandes.
Dia 23/06:
17h – Menina Forrozeira
19h – Saulo Fernandes
21h – Luan Santana
23h – Papazoni
01h – Pra Casar
Dia 24/06:
17h – Dan Valente
19h – Estakazero
21h – Pablo
23h – Seu Maxixe
01h – Jhony Paixão

5. Forró do Jegue (Avenida Beira Mar – Ribeira)

O evento reúne um público de milhares de pessoas e tem uma variedade de comidas e bebidas típicas da época. Muita alegria, arrasta pé e o verdadeiro clima de São João ao pé da tradicional fogueira, compõem o autentico cenário da festa que acontece de hoje (23/6) até domingo (25/6), a partir das 20h. Entre as atrações estão: Gereba, Val Macambira, João Robert, Forró Ebaê, Luiz Gonzaga Social Club, Matheus Lavigne e Renilson Forrozeiro.

PRA QUEM PRETENDE MUDAR O RITMO:

Quem não vai entrar no clima do arrasta-pé, pode se divertir de uma forma mais convencional. Infelizmente, com a previsão meteorológica indicando que deve haver ocorrências de chuvas, em Salvador, neste final de semana, a tão desejada praia não deve entrar na lista. No entanto, outras alternativas bem conhecidas estarão disponíveis neste período festivo.

1. Ao invés do licor, pode ser um chopp no shopping

Os shoppings  podem ser um bom local para tomar um chopp com mais segurança, comer um petisco, até mesmo almoçar ou, ainda, oferecer à criançada algum tipo de diversão. Veja como vão funcionar:

Shopping Bela Vista – Na sexta-feira (23/6), as lojas e as áreas de alimentação e lazer funcionarão das 9h às 18 horas. Já no sábado (24/6), as lojas estarão fechadas, enquanto que as áreas de alimentação e lazer abrirão das 12h às 21 horas.

Shopping Barra – Na sexta-feira, 23, as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 9h às 17h. O Barra Gourmet funcionará das 12h às 18h.  No sábado, 24, a praça de alimentação e o Barra Gourmet funcionarão das 12h às 21h.

Center Lapa – Na sexta-feira (23/6), véspera do São João, todas as operações funcionarão das 9h às 17h. No feriado (24/6), todo o shopping estará fechado. Já no domingo (25/6), apenas a Praça de Alimentação e o cinema funcionam das 12h às 20h.

Shopping Piedade – Na sexta-feira, 23, o shopping abrirá das 9h às 18h. No sábado, 24, estará fechado.

Salvador Shopping – No dia 23/6, a área de lazer funciona das 12h às 22h (Última sessão do cinema às 22h) e a Praça de Alimentação das 9h às 18h (funcionamento opcional das 18h às 22h; o Espaço Gourmet tem horário de funcionamento independente do shopping). No dia 24/6, a Praça de Alimentação das 12h às 18h (funcionamento opcional; o Espaço Gourmet tem horário de funcionamento independente). O shopping volta a funcionar normalmente domingo (25/6), das 12h às 21h.

Shopping da Bahia – Na sexta-feira, 23, as lojas, praças de alimentação e áreas de lazer (Playland e Planeta Criança) estarão abertas das 9h às 17h. A academia Bodytech abrirá na sexta, das 6h às 18h. No sábado, 24, as lojas estarão fechadas e as praças de alimentação e a área de lazer funcionarão das 12h às 21h.

Shopping Paralela – Na sexta-feira, 23, o shopping estará aberto das 9h às 17h. Já no sábado, 24, as lojas fecharão, enquanto os serviços de alimentação e lazer estarão à disposição dos clientes das 12h às 21h.

Shopping Itaigara – Terá o horário alterado nessa sexta-feira, 23, véspera do São João, funcionando das 9h às 16h. Já no dia 24, as lojas e serviços do centro de compras estarão fechados, mas o Bompreço estará aberto das 7h às 18h.

Shopping Cajazeiras – Na sexta-feira, 23, as lojas e a praça de alimentação estarão abertas, respectivamente, a partir das 9h e 10h, e seguirão em funcionamento até as 17h. No sábado, 24, a praça funcionará das 12h às 21h e as lojas estarão fechadas. O Play Kids estará aberto das 12h às 21h, na sexta e no sábado.

Outlet Premium – Salvador Nos dias 23 e 24 de junho, as lojas e praça de alimentação estarão abertas das 9h às 18h. Já no domingo, 25, o centro de compras terá funcionamento normal, das 9h às 21h.

2. Que tal um cineminha pra relaxar?

Comer uma pipoquinha ao lado de uma boa companhia em uma sala aconchegante de cinema, certamente, é uma boa opção para relaxar e se divertir. Seguem, portanto, algumas dicas de filmes que estão em cartaz, bem como de algumas estreias que podem ser conferidas:

Ao Cair da Noite (14 anos) – O filme narra a história de um homem, vivido por Joel Edgerton (`O Presente´), que lida com grandes terrores após uma ameaça não identificada de aterrorizar o mundo. [Shoppings: Salvador e Bahia]

A Múmia (12 anos) – Embora esteja sepultada em segurança em uma cripta abaixo do deserto, uma antiga princesa, cujo destino foi injustamente tirado dela, é despertada nos dias atuais, trazendo com ela sua malevolência e terrores que desafiam a compreensão humana. [Shoppings: Lapa, Salvador, Bela Vista, Paralela, Barra e Bahia]

As Aventuras de Ozzy (Livre) – O cão da raça beagle Ozzy está sempre por perto de seus donos. Mas ele fica em pânico quando eles vão viajar para um lugar que não permite cachorros. Resta a Ozzy ter de ficar num hotel pet super luxuoso. [Shoppings: Salvador, Bela Vista, Paralela, Barra e Bahia]

Baywatch – S.O.S. Malibu (14 anos) – Em Emerald Bay ninguém se destaca mais do que o lendário salva-vidas Mitch Buchannon (Dwayne “The Rock”). Como líder da equipe de Baywatch, Mitch tornou-se uma espécie de herói local. Mas o novo e insubordinado recruta do time Matt Brody (Zac Efron) anda tirando a sua paciência. [Shoppings: Salvador, Bela Vista, Paralela, Barra e Bahia]

Divinas Divas (14 anos) – Documentário conta a história dos primeiros homens que se travestiram para realizar espetáculos no Brasil em plena ditadura militar. [Shopping da Bahia]

Colossal (12 anos) – Gloria deixa Nova York e volta para sua cidade natal após perder o emprego e o noivo. Ao acompanhar as notícias sobre o ataque de um lagarto gigante a Tóquio, ela descobre que está misteriosamente conectada mentalmente ao evento. Para evitar novos casos parecidos e uma eventual destruição total do planeta, Gloria precisa controlar os poderes de sua mente e entender por que sua existência aparentemente insignificante tem tamanha responsabilidade no destino do mundo. [Salvador Shopping]

3. Um passeio pelo zoológico pode ser divertido

Com entrada gratuita, o Parque Zoobotânico funcionará normalmente neste final de semana, das 8h30 às 17h. O local tem um grande número de animais das mais variadas espécies distribuídos em uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados.

4. Domingo no Parque! Boa opção para levar a criançada

Ótimo local para levar a criançada. Há muita área verde e equipamentos infantis de lazer e diversão. Aos que preferem meditar, foi montada a Praça Confúcio, com o reposicionamento da estátua do filósofo chinês doada a Bahia pela província de Shandong, na China, onde ele nasceu.

5. Bahia e Flamengo devem fazer bom clássico na Arena Fonte Nova

 

E os amantes do futebol? Para eles um prato cheio, principalmente os torcedores do Bahia, que neste domingo (25/6) poderão acompanhar de perto uma grande partida de futebol. O Tricolor de Aço enfrenta, às 16h, o Flamengo na Arena Fonte Nova. É prenúncio de casa cheia e boa pedida!

LEIA MAIS: GUIA PRÁTICO: Preço, distância e atrações. Tudo que você precisa saber para encarar o São João da Bahia

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.