Com bloco exclusivo para os foliões de Salvador, Aviões do Forró divulga programação para o carnaval

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Fred Pontes/Divulgação

Solange e Xand da banda Aviões do Forró receberam a imprensa na tarde de hoje (06) no restaurante Pereira, na Barra, para divulgação da programação do grupo para o carnaval 2015. O grupo estará presente na festa durante três dias, em dois camarotes e puxando o bloco Aviões Elétricos no circuito Barra-Ondina.

“A gente tem procurado fazer cada vez menos trio, até porque queríamos que o Aviões Elétricos fosse exclusivo para o carnaval de Salvador, como agora é, já que o carnaval é aqui”, explicou Xand ao ser questionado sobre a maratona de shows durante a folia momesca, quando as apresentações nos trios chegam a até cinco horas de duração. O desfile do bloco acontece na sexta de carnaval, pela sétima vez. Marido de Solange e empresário que representa o Aviões Elétricos, Wagner Miau destacou que, apesar da crise que atinge o país, o bloco se mantém forte e terá cerca de cinco mil associados este ano.

Na quinta-feira, a banda começa a festa com uma apresentação no Camarote Salvador, que este ano completa 15 carnavais. Já na terça, o Aviões faz a festa do Camarote do Reino. Antes da folia começar, mais precisamente amanhã, dia 07 de fevereiro, Solange e Xand se apresentam no Ensaio Geral, na Praia do Forte. Eles encerram a festam, que terá abertura da Oito7Nove4, seguida por Bell Marques. Joaquim Neri, da Central do Carnaval, destacou que este é o 25º ano do Ensaio Geral, que tradicionalmente acontece no sábado que antecede a folia momesca. Segundo ele, a previsão é de 15 mil pessoas estejam presentes.

Amor pela Bahia
Solange é baiana de Alagoinhas, já Xand é potiguar do Rio Grande do Norte. No bate papo com a imprensa, o cantor assumiu que seu sonho era ser baiano e destacou a importância do Estado para a consolidação do sucesso do grupo. “Eu amo a Bahia, o jeito dos baianos, como vocês falam. Eu queria muito ter nascido aqui. Além disso, dos três DVDs que gravamos, o feito aqui na Bahia foi o responsável pela nossa projeção nacional. A Bahia mostrou para o Brasil o tamanho do Aviões e isso abriu as nossas portas. Eu me sinto muito acarinhado quando estou aqui”, afirmou.

Carnaval
A dupla ainda não definiu alguns detalhes da participação na folia de Salvador, mas já adiantou que, devido aos 30 anos do Axé, homenagens serão feitas. “A Bahia nos permite muitas coisas, musicalmente falando. Como o Axé completa 30 anos agora nós vamos trazer algumas novidades, resgatar alguns sucessos, mas não vamos deixar de tocar forró”, disse Solange. Ela ainda contou que foi convidada para tocar com o Olodum na terça, mas a agenda não permitiu sua participação. Ela também convidou o Olodum para subir no trio do Aviões, mas o grupo também não tinha disponibilidade.

A cantora ainda disse que não definiu seu figurino para os dias da festa. “Normalmente a gente não define muita coisa com antecedência. Eu mesma ainda não defini como vou me vestir. Só sei que tenho ao todo nove apresentações no período do carnaval, mas o figurino vai ficar como uma surpresa. Vou escolher o que fizer eu me sentir bem e gostosa. Mas digo uma coisa: se não for pra causar eu nem venho”.

Nos seus 28 anos de carreira, Solange disse ter curtido o carnaval de Salvador e lembrar de cantoras que foram uma grande inspiração para a sua arte. “Eu acompanhava Margareth, a Marinez da Reflexus, a Banda Mel. E Gerônimo, gente! Eu amo Gerônimo! Posso dizer que no trio a gente vai tentar fazer Chiclete também”, disse Solange.

Xand tem acompanhado os sucessos que tocam nas rádios da Bahia e destacou que Neto LX e o Rei da Caximbinha devem estar entre os mais tocados, além da Psirico com a Xenhenhém.

Campo Grande
Solange também manifestou a vontade de um dia poder levar o Aviões Elétricos para a Avenida. Ela disse que seria maravilhoso poder passar pela experiência, por já ter curtido o carnaval do Campo Grande enquanto foliã. Xand já teve a experiência quando fez uma participação com Claudia Leite. “É uma energia diferente, eu senti um calor maior no circuito do centro”, afirmou.

Lei da Vida
A música de trabalho da Aviões para o carnaval é a Lei da Vida, lançada em 1º de dezembro de 2014. “Pensamos em dar uma renovada, já que tem havido muita coisa parecida. Essa canção foi um pouco diferente, por que me levou a explorar mais o meu tom grave”. O resultado você confere no vídeo abaixo.

No final da coletiva, os cantores revelaram desejos até então secretos. Solange sonha em um dia ser eleita a cantora do carnaval. Já Xand quer um dia ganhar o prêmio da melhor música do carnaval.