Corpos dos pescadores desaparecidos em Nova Viçosa são localizados

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Foto Ilustrativa/reprodução

Os corpos dos pescadores Elielson Grifo, Marciel da Silva e Marlon dos Santos, tripulantes do Barco Pesqueiro (BP) “Japira I”, desaparecidos desde o último dia 25 de junho, foram encontrados por volta das 16h00 de sexta-feira(03).

Conforme informou o Comando do 2ª Distrito Naval (Com2°DN), os corpos foram avistados no mar, a cerca de 3 milhas náuticas do farolete de Cumuruxatiba, pela embarcação “Meu Sorriso”, que navegava nas proximidades, e resgatados por pescadores. Familiares presentes no local fizeram o reconhecimento das vitimas, encaminhadas para o Instituto Médico-Legal de Itamaraju-BA.

Com a localização dos desaparecidos, o Com2ºDN encerrou a operação de busca e salvamento (SAR) que se encontrava em andamento. A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), que tem prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.

Os destroços da embarcação foram encontrados em dois pontos distintos do litoral: os primeiros, nas proximidades da cidade de Caravelas, por volta das 09h30, e os últimos, a aproximadamente 25 milhas náuticas ao norte, na altura da localidade de Cumuruxatiba, no final da tarde da última quinta-feira (02).

Familiares dos pescadores que estavam a bordo da embarcação “Japira I” informaram a Marinha o desaparecimento do barco, depois que os tripulantes saíram para testar o motor do e não retornaram. A embarcação fez seu último contato no dia 25 de junho, e navegava a cerca de 21 milhas da costa, na altura do município de Nova Viçosa. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), será instaurado pela Marinha com o prazo de conclusão de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.