Cozinha Sob Pressão: Veja dicas de arroz para risoto e bolinho

Fonte: SBT

Crédito da Foto: Divulgação

Um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana, o risoto conquistou o mundo, e novas versões são criadas a toda hora. O segredo do prato é a sua cremosidade, que envolve o arroz e os outros ingredientes.

Em seu preparo, geralmente usa-se manteiga, cebola, vinho e queijo parmesão, além do arroz italiano. Tendo essa base, são acrescentados outros ingredientes como carnes, frutos do mar, cogumelos e legumes.

Ao contrário do arroz comum, no risoto os grãos não podem ficar secos. Para isso, é imprescindível o uso do arroz italiano. “Ele tem uma concentração maior de amido, e é isso que vai dar a cremosidade”, explica a competidora Luciana Gonzales, que é fã da culinária italiana.

O risoto pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento, mas há ainda outras receitas a serem exploradas. E quem gosta de bolinho de arroz vai curtir as dicas do time vermelho! Gabriela Preisegalavicius conta que adora fazer o tradicional arancini. “Com a sobra do risoto você faz uma bolinha recheada com queijo e frita. Nunca desperdiço”, diz ela.

Já Marja Akina cita o suppli al telefono, uma variação do arancini feita em formato de croquete.

E para quem ama doces, a competidora Daniela Malavasi dá outra dica deliciosa: usar arroz de risoto no preparo do arroz doce. “Ele fica mais cremoso”, conta ela. No Brasil, o arroz italiano mais popular (e também o mais barato) é o arbóreo, mas há vários outros como o carnaroli, maratelli, vialone nano e padano.