Defesa Civil do Estado envia equipamentos para combate a incêndios na Chapada

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Parque Nacional da Chapada Diamantina/ICMBio

A Superintendência Estadual da Defesa Civil (Sudec) enviou equipamentos como botas, mochilas, máscaras, balaclavas, cantis, luvas, gandolas, calças e meiões para auxiliar os brigadistas no combate aos focos de incêndio em Andaraí, na Chapada Diamantina.

De acordo com o titular do órgão, Rodrigo Hita, o Governo do Estado está fazendo uma ação programada conjunta, através da própria Sudec, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente (Sema) para debelar o fogo que atinge a vegetação na região. “São mais de 40 brigadistas do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], 25 voluntários, além de 24 bombeiros. A estrutura contém ainda um helicóptero cedido pela Sema, dois aviões e um trator, que facilita o acesso por terra”, contou.

A principal dificuldade, segundo Hita, é que os focos de incêndio estão em lugares de difícil acesso, o que pode levar até oito horas de trajeto a pé. No entanto, ele ressaltou a parceria entre o governo e a prefeitura local para o controle dos focos de incêndio.