Defesa Civil recebe mais de 100 chamados; previsão é de chuva até domingo

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Reprodução whatsapp

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, até às 18h desta sexta-feira (10), 106 ocorrências através da central telefônica 199, a maioria de ameaças de deslizamento de terra, com 24 chamados. O local que mais choveu, de acordo com dados dos pluviômetros automáticos instalados na cidade, foi o bairro de Rio Sena, que contabilizou 75 milímetros (mm), seguido de Monte Serrat, com 68 milímetros.

A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que o tempo continue instável até domingo. Todos os órgãos do Sistema Municipal de proteção e Defesa Civil estão em alerta para atender as demandas. O objetivo é minimizar os estragos feitos pela chuva.

Durante as tarde, duas faixas foram interditadas na Luis Eduardo Magalhães devido a um deslizamento de terra e queda de uma árvore, na altura da saída do túnel para acesso à Avenida Paralela. Na rua da Paz, no bairro da Graça, uma rede de energia elétrica estourou e provocou a queda de uma árvore. Ninguém ficou ferido e a área foi isolada. A queda de um poste complicou o trânsito na Avenida Professor Manoel Ribeiro, conhecida como ladeira da Estácio/FIB.

Na Cidade Baixa, vias como a rua Luiz Maria e Avenida Fernandes da Cunha e Jequitaia, na região da Calçada, apresentaram pontos de acúmulo de água da chuva. Além disso, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) interditou a Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, por conta do rompimento de uma rede de água potável e esgoto que compromete a segurança de pedestres com um grande buraco que foi formado no piso.

De acordo com a Codesal, caso o cidadão perceba rachaduras nos imóveis, inclinação de postes e árvores, ou movimentação da terra, é importante que entre em contato com o órgão através do 199. Caso essa movimentação de terra seja ao redor da residência é importante também deixar o imóvel e se abrigar em local seguro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deverá variar entre 23ºC a 28ºC.