FIM DO TRANSTORNO?: Sete meses após interdição, obra no calçadão de Ondina deve começar

Fonte: Cris Almeida

DESCULPE O TRANSTORNO: Sete meses após interdição, obra no calçadão de Ondina deve começar

Crédito da Foto: Aratu Online

A calçada e a ciclovia deram lugar aos tapumes, desde o Carnaval deste ano, na Avenida Oceânica, orla do bairro de Ondina, em Salvador. A obra de requalificação que compreende o trecho que vai do Instituto Social da Bahia (Isba) e a Pedra da Sereia, estava prevista para começar há dois meses, mas ainda não teve início.

São quase sete meses de espera que tem prejudicado moradores, ciclistas, corredores e comerciantes. Isabel Silva, de 44 anos, costumava caminhar toda tarde e, por ser moradora do bairro, sempre passava pelo calçadão, mas a dinâmica da atividade física mudou. “Essa estagnação acaba fazendo com que eu mude de rota. O perigo é grande, porque a única solução é andar na pista, então eu prefiro nem me arriscar”, conta.

LEIA MAIS: UFBA: Processo seletivo para diversos cursos começam nesta segunda

LEIA MAIS: OUTUBRO ROSA PET: Saiba como proteger o seu animal de estimação contra o câncer de mama

Quem ainda ousa andar entre os veículos para manter as corridas matinais é o aposentado Carlos Eduardo, de 55 anos. “Nem sempre eu atravesso, às vezes eu passo pelo canto da pista mesmo”. Carlos explica que atravessar para o lado oposto à calçada bloqueada pelos tapumes também não é tão seguro. “O certo seria correr na contramão dos carros para ficar atento ao fluxo. Deste outro lado, corremos no mesmo sentido, não dá para saber o que acontece atrás de nós” completou.

Veja vídeo:

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) explicou que o trecho da obra que compreende a requalificação da Barra até o Rio Vermelho teve que ser reaprovado pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com órgão, a revisão do projeto pela Caixa se deu por causa de mudanças no projeto da ciclovia, que agora será construída em balanço, ou seja, erguida sobre a própria areia da praia.

O primeiro trecho da requalificação, que vai do Barra Center até o Clube Espanhol, já foi concluído. O segundo, ou seja, do Clube Espanhol até a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, acabou de ter o processo de licitação aprovado e publicado no Diário Oficial do Município, na edição da última quarta-feira (11/10), e compreende a execução da obra de requalificação da orla de Ondina, inclusive a construção da ciclovia em balanço.

A interdição tem causado prejuízo até aos comerciantes da região, como Felipa Rodrigues, de 34 anos, que possui um estabelecimento próximo ao local. “O fluxo de corredores diminuiu, e isso acaba atingindo as vendas. Colocaram esse tapume no período do Carnaval e até agora nada”, reclama.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.