Desembargador de SP determina desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

Fonte: Da Redação

Crédito da Foto: Reprodução

O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o desbloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil, nesta quinta-feira (17). Serão expedidos ofícios aos provedores com a determinação.

O magistrado destacou que “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça. Destacou, ainda, que “é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”.

O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.

O aplicativo de mensagens foi bloqueado por 48h, começando por volta das 00h desta quinta (horário de Brasilia) por decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em SP. A decisão foi tomada através de um procedimento criminal.

A suspensão do serviço foi dada pelo endereço do WhatsApp na rede mundial de internet, po isso, tanto as conexões móveis quanto pelo Wi-Fi, não foi possível utilizar o aplicativo. No entanto, os internautas buscaram aplicativos que liberam o acesso como por exemplo, o BetterNet, disponível tanto para Android quanto iOS. Ele é gratuito e vai mascarar o seu acesso para outro país, permitindo que você envie e receba mensagens.

Na sua rede social, o dono do WhastApp e criador do Facebook, Mark Zuckerberg  disse estar chocado com a decisão, mas que a empresa estava “trabalhando duro para reverter essa situação”.

No Twitter, o WhatsApp virou a hashtag mais comentada no mundo e os memes tomaram conta da rede.