Dinossauros invadem shopping em exposição pioneira na Bahia

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Imagine a sensação de entrar em um centro de compras e ser surpreendido por um Tiranossauro Rex de seis metros de altura e 15 de comprimento? Ou, durante o passeio, perceber um Pterosauro, com cerca de dois metros de envergadura, sobrevoando o corredor do shopping? Essa é a proposta de O Mundo dos Dinossauros, a primeira exposição interativa, 360 graus e aberta ao público, sobre os repteis gigantes que será realizada pelo Shopping Bela Vista, em comemoração ao aniversário de Salvador.

“Estamos trazendo para a primeira capital do Brasil, em seu aniversário de 466 anos, uma mostra inédita no estado. É a forma de presentear a população com uma vivência surpreendente”, afirma Thiago Azevedo, superintendente do Shopping Bela Vista. Composta por réplicas de esqueletos e dinossauros em tamanho real, o projeto é inovador. Os visitantes poderão ver e interagir com réplicas animatronics que se movem, emitem sons e dão um toque impressionante de realismo à exposição. A experiência deixa de ser uma apreciação estática, em que o público contempla os robôs, para se tornar interativa, mexendo com todos os sentidos.

Durante a mostra, que ficará distribuída por todo o Shopping Bela Vista, os visitantes contarão com a presença de monitores, orientados por paleontólogos, que poderão dar uma breve explicação sobre cada espécie exposta. Eles vão dar informações sobre hábitos, alimentação, ciclo de vida e porte dos dinossauros. Assim, enquanto passeia ou faz compras, o público conhece um pouco mais sobre esses gigantes intrigantes e curiosos de forma inovadora.

Tecnologia de cinema
A tecnologia animatronic mistura elementos de robótica, mecânica e eletrônica. Utilizada em grandes produções cinematográficas e em parques de diversão de grande porte os robôs inteligentes geram efeitos realistas. A combinação entre movimentos, áudio e texturas possibilita às réplicas precisão nos gestos, sincronia entre ação e sons e até expressividade, em detalhes como o olhar. Por tudo isso, os seres criados com essa técnica parecem ter vida.

Os animatronics podem ser usados de várias formas. Cada vez mais, esses protótipos chegam aos espaços de arte e entretenimento, beneficiando experiências sensoriais e a percepção do público. Ao mesmo tempo, também possibilitam práticas educativas, uma vez que permitem a quem os aprecia interagir, tornando as descobertas mais significativas.

Cinema 7D
Além da exposição, os visitantes poderão aproveitar mais duas ações vinculadas à mostra. No local será instalado um Cine 7D onde os interessados poderão assistir um curta-metragem sobre O Mundo dos Dinossauros. As apresentações acontecem enquanto a exposição estiver aberta, no horário de funcionamento do shopping, na praça principal do Bela Vista. O diferencial está nos efeitos durante a exibição do filme, como sentir movimentos, perceber fumaça e respingos de água, além da tela em 4D. Para as crianças que quiserem experimentar ainda mais de perto o contato com um réptil extinto a mostra traz dois dino riders. Os protótipos de T-Rex e Apatosaurus são adaptados com cadeiras, nos quais os visitantes poderão montar e ter a sensação de como é estar no dorso de um animal gigante, ou registrar o momento aventureiro. Os ingressos para essas atrações custam R$10,00 cada. O restante da Mostra é gratuita.

A exposição é aberta ao público e leva informação, conhecimento e entretenimento aos visitantes. Escolas interessadas podem agendar visitas, agregando a uma experiência lúdica e criativa práticas educativas e de aprendizagem, tanto para estudantes, quanto para educadores. O Mundo dos Dinossauros é uma realização do Shopping Bela Vista. Mais informações sobre a exposição podem ser verificadas em www.belavistashopping.com.br .

Serviço:

O quê: O Mundo dos Dinossauros
Onde: Shopping Bela Vista
Quando: de 21/03 a 30/04
Ingresso: Aberto ao público
Mais informações: www.belavistashopping.com.br