Escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa lança livro em Salvador

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Autor de destaque da produção contemporânea de Moçambique, Ungulani Ba Ka Khosa lança em Salvador o livro “Gungunhana: Ualalapi e As Mulheres do Imperador”, durante a Balada Literária da Bahia, que acontece desde quarta feira na Casa do Benin, no Pelourinho.

No evento literário, Khosa participa da mesa Sei dos Caminhos – Moçambique e Brasil, uma conversa com os escritores baianos Nelson Maca e Wesley Correia, que acontece neste sábado (17/11), às 18h.

O livro, que conta a história de Gungunhana de sua ascensão até sua queda, foi foi eleito um dos 100 melhores romances africanos do século XX. No brasil, foi publicado pela editora Kapulana.

SOBRE

A obra integra a série Vozes da África, composto por duas novelas de Ungulani: Ualalapi, publicada originalmente em 1987; e As Mulheres do Imperador, espécie de continuação do primeiro, lançada este ano. A primeira gira em torno do personagem Ualalapi, que recebe a missão de matar o rei Mafename, a mando de seu próprio irmão Ngungunhane-Gungunhana que se torna, assim, o imperador de Gaza. Este imperador é famoso pela resistência que opôs aos portugueses nos finais do séc. XIX, mas a narrativa revela que Ngungunhane era um homem cruel e violento, um tirano para o seu povo.

Na segunda história, “As Mulheres do Imperador”, Ungulani traz de volta a mesma personagem Gungunhana, mas as protagonistas são suas sete mulheres, que o acompanham ao exílio e retornam a Moçambique após quinze anos de isolamento. Às voltas com o texto desde 2013, o autor conta que foi muito difícil encontrar referências históricas sobre as mulheres, mas que, depois de buscas em arquivos variados, conseguiu encontrar os nomes delas e a partir daí construiu a trama. “Encontrei a alma. E o livro arrancou. Isto em 2016. E por ocasião dos trinta anos de Ualalapi, quis fechar o ciclo sobre o império de Gaza, trazendo à luz As Mulheres do Imperador”, diz.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador”
Quando: 
sexta-feira (16/11), às 18h
Onde: Casa do Benin, Pelourinho – Salvador
Quanto: Entrada gratuita
Preço do livro: R$ 52,90

LEIA MAIS: “Chaves” vai virar musical no Brasil e produtora o compara a Chaplin

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.