Exposição do fotógrafo Rui Rezende e palestras sobre saúde da mulher marcam 25 anos de hospital

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

O mês de março é de festa para o Hospital São Rafael, que neste sábado (14) completa 25 anos de fundação e noventa e cinco anos (In memorian) do seu fundador, o sacerdote D. Luigi M. Verzé. Umas das principais unidades hospitalares do estado, a instituição tem muito que comemorar, afinal foram muitas as conquistas nesses anos de atuação na Bahia. Para celebrar a data, será realizada uma programação especial, que contempla exposição fotográfica de ex-paciente, palestras sobre a saúde da mulher e Missa na capela da instituição.

Já está aberta à visitação, a exposição fotográfica “Oeste da Bahia – O Novo Mundo”, de Rui Rezende. O fotógrafo, que sofreu um acidente de avião quando fazia registros de uma plantação de algodão na região de Barreiras, esteve internado no Hospital São Rafael durante a recuperação, e retorna agora para homenagear a unidade onde permaneceu até o agosto do ano passado. A exposição fica aberta ao público, gratuitamente, até o dia 22 deste mês, e contará com a presença do fotógrafo na segunda-feira (16) – data em que será recebido pela diretoria da instituição e reencontrará profissionais do corpo clínico, que o atenderam durante o período de recuperação.

A programação, em comemoração aos 25 anos do HSR, ainda contempla a edição especial do encontro “Cuidando de Nossas Mulheres”, às 17h desta quarta-feira (11), no auditório do HSR, já que neste mês também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, será abordado o tema “Como lidar com tantas funções (mãe, esposa e trabalho) sem perder o equilíbrio?”, com a presença de especialistas de áreas como psicologia, clínica geral, psiquiatria e administração, além de colaboradoras que vão falar sobre suas rotinas e ouvir orientações.

Na sexta-feira (13), às 12h, será celebrada uma missa em Ação de Graças, pelo aniversário da instituição, na Capela São Rafael. A programação festiva ainda permanece ao longo do mês, nos dias 16 e 31, com os seminários sobre Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer que afeta a medula óssea, e o DCA Hodgkin, câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático. O evento será coordenado pelos setores de hematologia e hemoterapia do Hospital São Rafael, representados pelo médico Marco Aurélio Salvino.

Sobre o São Rafael
O Hospital São Rafael (HSR) é uma instituição filantrópica, fundada pelo Monte Tabor Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária. Atualmente, figura entre as maiores instituições de saúde do estado com números expressivos. São mais de dois mil atendimentos por dia (particular e pelo SUS), 298 leitos e a marca de ser pioneiro na aquisição de equipamentos de ponta para o tratamento e diagnóstico de doenças e na promoção do ensino e pesquisa.

Programação:

09 a 22.03 – Exposição Fotográfica “Oeste da Bahia – O Novo Mundo”, de Rui Rezende
11.03 – Edição Especial do Cuidando de Nossas Mulheres
13.03 – Missa em Ação de Graças na Capela São Rafael
16.03 –  Seminário sobre Mieloma Múltiplo
31.03 –  Seminário sobre DCA Hodgkin.