Faculdade tem inscrições abertas para bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Fonte: Da redação

A UNIFACS, através da Coordenação Científica da instituição, está aceitando propostas para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/ PIBITI) 2015/2016. Ambos têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Até 17 de abril, alunos de diversos cursos de graduação da UNIFACS podem se candidatar a uma das 77 bolsas do PIBIC ou às 15 bolsas do PIBIT, no valor de R$ 400. Os resultados serão divulgados em maio e as atividades terão início em agosto. Qualquer um dos programas exige do aluno dedicação exclusiva de 20 horas semanais ao projeto.

Para as bolsas de iniciação científica, os trabalhos devem ser relacionados às áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Saúde e Engenharias, e Ciência da Computação. Já para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o aluno deve apresentar o trabalho em caráter tecnológico. A supervisora de pesquisa da UNIFACS, Rosângela Oliveira, acredita que o ganho para um aluno que participa de um programa desses, vai além da atuação dele no projeto.

“A formação científica oferecerá ao aluno um diferencial. Por exemplo, a metodologia de pesquisa que ele aprende a desenvolver, vai ajudar muito no trabalho final do curso e na vida profissional. Além disso, ele passa a ter mais chances de ser aceito em um mestrado, pois já possui uma formação para a pesquisa, que contribui para reduzir o tempo de permanência na pós-graduação”, ressaltou a supervisora.

Os editais dos programas estão disponíveis no site http://pesquisa.unifacs.br/editais-abertos/. Para mais informações, envie e-mail para pesquisa@unifacs.br ou ligue para 3271-1033.