FUNCEB está com inscrições abertas para cursos de férias em diversas áreas

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), está com inscrições abertas para a temporada de cursos de férias da. Para quem quer aprofundar conhecimentos em áreas artísticas no mês de janeiro, existem opções ofertadas pelo Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e pelo Centro de Formação em Artes (CFA), incluindo sua Escola de Dança. Os cursos de dança e música, com nomes de profissionais de peso do cenário cultural baiano, serão disponibilizados para interessados, que poderão se beneficiar de custos zero (no caso das aulas desenvolvidas pelo BTCA) ou a preços acessíveis, em comparação com valores praticados no mercado.

Gilmar Sampaio coordena aulas do BTCA no início de 2016, integrando o programa de Aulas Abertas, de técnicas de expressão corporal com participação gratuita e um limite de sete vagas por aula, mediante inscrições prévias. A programação dos dias 4, 5, 6 e 7.01 será finalizada com Mostra Artística no dia 8.01. As aulas serão de Balé Clássico para nível intermediário e acontecem sempre em horários vespertinos, na Sala de Ensaio do BTCA, Piso C do TCA.

O BTCA, companhia de dança oficial do Estado realiza o workshop Artes do Corpo, que será coordenado por dois de seus bailarinos: Leandro de Oliveira e Tutto Gomes. A atividade é gratuita e acontece de 4 a 8.01, das 10h às 13h, no Piso C do Teatro Castro Alves. As inscrições serão feitas presencialmente e somente no primeiro dia da oficina, 4.01, segunda-feira, logo antes do início das aulas, por ordem de chegada. Serão oferecidas 25 vagas.

A ideia da atividade é abrir as portas da sala de ensaio para receber atores, cantores, músicos, bailarinos e amantes das artes cênicas que estiverem interessados em viver uma experiência contemporânea em dança. Saiba mais: www.tca.ba.gov.br/content/artes-do-corpo ou bale.tca@tca.ba.gov.br e 71 3117-4846.

Cursos do CFA

O compositor Pedro Augusto Dias (Prêmio Funarte 2012) ministrará o curso de Arranjo: princípios, técnicas e estratégias na programação dos cursos de férias do Centro de Formação em Artes (CFA), da Fundação Cultural do estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estao da Bahia (SecultBA). São 24 vagas divididas em duas turmas e as atividades acontecem no período de 14.01 a 3.03. Os interessados devem possuir conhecimentos de teoria e escrita musical, intervalos e acordes. Recomenda-se experiência na execução de algum instrumento e na escrita musical tradicional.

No CFA, Alexandre Montenegro também vai ministrar o curso de Memorização visual das escalas no instrumento, de 11 a 29.01, de 15.02 a 11.03; Robinson Cunha e Marcelo Tribal são coordenadores do curso de Percussão e Bateria, de 11.01 a 11.03; Edbrass Brasil é o professor de Perspectivas musicais na infância, de 14.01 a 10.03; Márcio Pereira ensina Harmonia Popular Aplicada ao violão e à guitarra elétrica, de 15.01 a 15.03. No Centro de Formação em Artes as informações são obtidas com Mira Mattos (miramattos@yahoo.com.br, 3117.6367) ou Claudio Araújo (claudio.producao@hotmail.com, 3117-6452).

Cursos na Escola de Dança

Na Escola de Dança 22 cursos serão ofertados durante as férias de início de ano, de 4 a 29.01 Os professores são: Denilson José Oluwafemi (Canto e Dança dos Orixás em Yourubá); Vânia Silva Oliveira (Danças dos Blocos Afro); Jaguaracy Mojugbá (Dança de Orixás e suas Ressignificações); Gabriel Carvalho (Hatga Yoga); Guilherme Duarte (Tribal House Fusion); Rita Carneiro (Dança do Ventre); Tatiana Campêlo (Dança Afro Brasileira); Robby Rocha (Danças Urbanas); Jocélia Freire (Dançando tango); Cibele Brandão (Sapateado Americano); Lêda Maria Ornelas (Alongamento); Guto Macedo (Introdução do Movimento Autêntico).

Também ministram aulas na Escola de Dança da FUNCEB: Dejalmir Melo (Corpo de Água), José Mario Bezerra da Silva (Percussão dos Blocos Afro); Tariana Costa (1, 2, 3 e Já! Brincadeira para Dançar!!!);Paco Gomes (Griotlab – Técnica e Composição); Dennys Silva (Manutenção para Bailarinos); Julieta Rodrigues (Dança Afro Brasileira e Percussão); Mônica Costa (Workshop); Denilson José Oluwafemi (Canto e Dança dos Orixás em Yourubá); Sivaldo Tavares (Dança Moderna); Amilton Lino (Dança Afro no Movimento dos Orixás); Hélio Oliveira (Street Jazz). Na Escola de Dança da FUNCEB as informações podem ser obtidas com Robson Correia – cursoslivres.funceb2014@gmail.com, (71) 3116-6643 (Noite).

Informações
Cursos de férias FUNCEB/TCA
(bale.tca@tca.ba.gov.br) 71 3117-4846
Cursos de férias FUNCEB/CFA
Mira Mattos (miramattos@yahoo.com.br) 71 3117.6367 ou Claudio Araújo (claudio.producao@hotmail.com) 71 3117-6452
Cursos de férias FUNCEB/Escola de Dança
Robson Correia (cursoslivres.funceb2014@gmail.com) 71 3116 – 6643 (Noite)