Gabinete Português de Leitura realiza seminário sobre a história dos transportes

Fonte: Da redação

O Gabinete Português de Leitura promove de 5 a 7 de agosto, um seminário sobre a história dos transportes . O encontro marca o momento da criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Bahia de Todos os Santos e é dedicado às pessoas que se interessam pela geologia, geografia e história dos terminais, vias e meios, na BTS.

Na tarde do dia 5, o GPL fará uma reunião aberta apenas para as principais instituições públicas e privadas sediadas à beira da Baía de Todos os Santos, para constituir o corpo consultivo do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na BTS.

Essas instituições, sem obrigação onerosa, irão orientar a rota do escritório  na sua proposta de investigar, guardar e divulgar a memória geológica, geográfica e histórica dos transportes na Baía de Todos os Santos, em busca do diálogo e da cooperação interinstitucional, isto é, da formação de conselhos para que o escritório se materialize e funcione sob a orientação de tais instituições.

 A iniciativa do memorial servirá para subsidiar pesquisas de estudantes, especialistas e instituições, assim como a comunidade baiana, ao tempo em que dotará a cidade de Salvador e o Recôncavo de uma sala de exposições para a visitação pública, inclusive de turistas, que terão também um modelo reduzido da Baía de Todos os Santos, em área externa, com o seu relevo geomorfológico (submerso), hoje só conhecido pelos peixes e mergulhadores que nadam nessas águas.

A data escolhida para esse encontro é a do primeiro voo do primeiro aeróstato do mundo, devidamente documentado, realizado em Lisboa pelo Padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão, mas inventado em Belém de Cachoeira, no recôncavo baiano.

Se no dia 5, o evento será feito apenas para convidados institucionais á sessão de fundação, nos dias 6 e 7 será aberto ao público. Para esses dois dias, as inscrições, gratuitas, darão direito a certificado e poderão ser feitas pelo e-mail: gplsavador@gmail.com.

Programação:
5 de agosto, às 15 horas – apenas para instituições convidadas
Criação do escritório de investigação e memória dos transportes na Baía de Todos os Santos
6 de agosto, às 17h – sessão aberta ao público
A elevação da água do Riacho Pitanga para o seminário de Belém de Cachoeira, realizada por invenção do menino Bartholomeu Lourenço no século XVIII
Palestra dos professores Artur Caldas Brandão e Adinoel Motta Maia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia

7 de agosto, às 17 horas
O Aeróstato inventado pelo menino Bartholomeu Lourenço no seminário de Belém de Cachoeira e mostrado ao mundo em Lisboa, em 5 de agosto de 1709
Palestra do professor Adinoel Motta Maia

Será entregue certificado de frequência a professores de nível médio e a estudantes de nível universitário que se inscreverem pelo telefone 3329-3060 e comparecerem às duas palestras abertas ao público.