Games, aplicativos e palestras são atrações da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fonte: Da redação

De quinta-feira (22) a domingo (25), o público interessado em ciência e tecnologia poderá conferir na sede do Senai/Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador, o que há de mais novo no setor. A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai reunir palestrantes como o astrônomo Marcelo Gleiser, brasileiro que já atuou na agência espacial norte-americana (Nasa), e o engenheiro Ruben Delgado, um dos responsáveis pela inovação digital dos bancos, além de projetos inovadores. O sábado (dia 24) será dedicado à indústria de games, com a participação de desenvolvedores, a exemplo das empresas MooviGames, Bind e Sinergia Games .

O evento, que este ano tem como tema ‘Luz, Ciência e Vida’, é promovido simultaneamente em todo o Brasil pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno do assunto. Na Bahia, a semana tem a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Durante a semana, as empresas incubadas do Parque Tecnológico da Bahia vão apresentar seus produtos e serviços. Um bom exemplo são aplicativos voltados a facilitar a vida do turista e suas viagens. A Sinergia Games e a Moovi Games prometem levar seus jogos que envolvem a história e cultura baiana. Os games sobre os orixás, da Sinergia, já fazem sucesso. Tem ainda cangaceiro inspirado em Lampião e suas ricas histórias, bem como drones e óculos de realidade virtual, que poderão ser encontrados no estande da Moovi.

O evento também contará com o Show de Química, um projeto de extensão do curso de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que tem por objetivo divulgar a ciência de forma lúdica, desmistificando a ideia de que a química é tudo aquilo que é nocivo à saúde e ao ambiente. O grupo Show da Química procura, por meio da poderosa linguagem do teatro, transmitir a imagem divertida e interessante das ciências experimentais, estimulando o interesse do público em geral pela ciência.

Tecnologia de investigação criminal

Pela primeira vez, o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) participa, como expositor, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O DPT vai dispor de um estande na feira para apresentar todo o aparato tecnológico disponível no órgão para o combate ao crime. Ao todo serão expostos técnicas e equipamentos utilizados em mais de dez áreas da perícia criminal.

Entre as tecnologias estão equipamentos portáteis para detecção de drogas, identificação de cédulas e documentos falsos, perícia em local de crime, softwares para elaboração de retrato falado e análise de celulares, além das técnicas para levantamento de impressões digitais e perícia de meio ambiente.