Grupo Nariz de Cogumelo circula com espetáculo de rua por cidades do Vale do São Francisco

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Rafael Martins/divulgação

A partir do dia 22 de janeiro, as praças e ruas de seis cidades e duas ilhas da região do Vale do São Francisco irão se transformar num picadeiro a céu aberto. Isto porque o Nariz de Cogumelo já está de malas prontas para circular com o espetáculo “O Salone”, com direção de João Lima (vencedor do Prêmio Braskem de Teatro pelas peças O Sapato do Meu Tio e As Rimas de Catarina), por cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As apresentações integram o projeto “Nariz de Cogumelo invadindo o Velho Chico”, contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013.

Entre 22 de janeiro e 01 de fevereiro, o grupo percorre oito localidades da região do São Francisco: Juazeiro e Paulo Afonso (Bahia), Petrolina, Ilha do Massangano e Ilha do Fogo (Pernambuco), Piranhas e Água Branca (Alagoas), e Canindé de São Francisco (Sergipe). As primeiras apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro (sexta, sábado, domingo e segunda) na região de Petrolina/Juazeiro e contam com o apoio do Festival Janeiro tem Mais Artes, do SESC Petrolina. As apresentações são abertas ao público, mas como reza a tradição da arte de rua, o espectador é convidado a contribuir no chapéu ao final dos espetáculos.

Durante a circulação, o grupo – formado por cinco palhaços e dois músicos – ainda promove duas ações de formação voltadas para profissionais e amadores de teatro, circo ou arte de rua a partir de 16 anos. A primeira ação é um intercâmbio artístico com a Trup Errante, grupo de Juazeiro/Petrolina, sobre Improvisação para Cenas Cômicas e acontece no dia 22 de janeiro, em Petrolina. No dia 28 de janeiro, a cidade de Paulo Afonso recebe a segunda oficina: Palhaçaria e Improvisação. As inscrições para esta oficina são gratuitas e devem ser feitas pela internet, através do site oficial do grupo (www.narizdecogumelo.com.br).

O Salone

O espetáculo é uma homenagem do grupo à palhaçaria clássica dos circos brasileiros, a partir do inusitado cotidiano de um salão de beleza. No enredo, a palhaça Furabolo Tobogã é uma estabanada funcionária que sonha se tornar uma estrela, mas tem pela frente um chefe nada compreensivo: Cabelinho, o dono do salão. A reviravolta ocorre quando Floricota Polanski, uma ilustre cliente, chega ao local. A partir daí, segue-se uma sequência de engraçadas confusões, solucionadas com um final inesperado.

Serviço: 

Locais, datas e horários da 1ª parte da circulação:

Oficina de Improvisação para Cenas Cômicas com a Trup Errante

Quando: 22 de janeiro, das 14hs às 17hs

Onde: SESC Petrolina

Inscrições: www.narizdecogumelo.com.br

“O Salone” em Juazeiro

Quando: 23 de janeiro, às 17hs

Onde: Praça da Mangueira, Juazeiro-BA

A chapéu

“O Salone” na Ilha do Fogo

Quando: 24 de janeiro, às 16hs

Onde: Ilha do Fogo-PE

A chapéu

“O Salone” em Petrolina

Quando: 25 de janeiro, às 17hs

Onde: Praça Dom Malan, Petrolina-PE

A chapéu

“O Salone” na Ilha do Massangano

Quando: 26 de janeiro, às 17hs

Onde: Em frente à igreja, Ilha de Massangano-PE

A chapéu