Hospital Aristides Maltez faz mutirão de cirurgias no ‘Outubro Rosa’

Fonte: Da redação

Os casos com diagnóstico de câncer de mama terão total prioridade neste sábado(17), no mutirão de cirurgias que vai reunir toda equipe do serviço de Mastologia do Hospital Aristides Maltez (HAM).

A ação social faz parte das comemorações ao “Outubro Rosa”, uma campanha mundial que tem por objetivo conscientizar as mulheres sobre os métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino.

Segundo a médica Ana Claudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, serão priorizados os casos com diagnóstico de câncer de mama, a fim de já adiantar o início do tratamento.

Para ser atendido pela equipe de médicos mastologistas, anestesistas e enfermeiros é importante que o paciente leve o cartão do SUS, a Carteira de Identidade (RG) e um comprovante de residência.

“O Outubro Rosa é uma campanha importante. É a grande oportunidade que as mulheres têm para regularizar seus exames e deixar a saúde em dia”, salienta Ana Claudia Imbassahy. A especialista lembra também sobre a importância do exame preventivo e a realização de mamografia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há mais de 57 mil novos casos detectados em 2015. O relatório de 2013 aponta 14.388 mortes, sendo 14.207 mulheres e apenas 181 homens.