IGBH promove seminário e apresentação musical para celebrar ‘Dia da Consciência Negra’

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Maurício Serra

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) vai oferecer uma programação especial para celebrar o ‘Dia da Consciência Negra’, comemorado no próximo dia 20 de novembro. Vai acontecer o seminário “Arony: o Culto aos Caboclos nas Religiões afro-brasileiras”, nos dias 18 e 19 de novembro, das 14h às 18h, e a apresentação da Camerata Quadro Solar (Orquestra Sinfônica da Bahia), dia 20, às 15h.

A proposta do seminário, com apoio da Fundação Pedro Calmon/Centro de Memória, e a presença de diversos especialistas, é discutir as diferentes formas como são cultuadas as divindades, através de temas como “Caboclos, Encantados e Pretos Velhos”; “Linha de Caboclo: a Umbanda e Seus Encantados”; e “A importância dos Caboclos para a Umbanda – Pai Raimundo de Xangô”.

E na tarde do dia 20, o público poderá conferir a apresentação da Camerata Quadro Solar. Farão parte do repertório do grupo, além de Mozart, G. Rossini, C. Bach, L. Boccherini e G. Gershwin. Formado em 2001, os integrantes são músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia e têm em seus currículos experiência em diferentes trabalhos de câmara e como solistas. A OSBA tem como curador artístico o maestro Carlos Prazeres e é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves.

Todos os eventos têm entrada gratuita, com direito a certificado. Informações no site www.ighb.org.br ou telefone 71 3329 4463.

SERVIÇO
Comemorações do IGHB para o dia da Consciência Negra
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
www.ighb.org.br 71 3329 4463
ighbahia@gmail.com
Facebook: Instituto Histórico