IGHB inicia atividades do ano com conferência do Reitor da Ufba

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Luciano da Matta / Ag. A Tarde

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia convida a comunidade baiana para a abertura das atividades culturais do ano de 2015, que será realizada no dia 18 de março (quarta-feira), às 17h, no auditório Bernardino de Souza. Na oportunidade, haverá o pronunciamento do doutor Roberto Santos, presidente de honra do IGHB, e conferência do professor João Carlos Salles, reitor da Ufba, sobre o tema “Lógica e Conhecimento”.

Sobre o conferencista
O professor doutor em filosofia João Carlos Salles foi eleito reitor da Ufba em outubro de 2014. Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (CLE/Unicamp, 2002) e O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (Ed. Quarteto, 2006). É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. Foi eleito recentemente para a Academia de Letras da Bahia, ocupa a cadeira 32, que tem como patrono o cachoeirano André Pinto Rebouças. Preside a Sociedade Interamericana de Filosofia.

Sobre o IGHB
Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio cerca de 30 mil títulos e coleções particulares estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. No museu do IGHB há uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, que guarda o Caboclo e a Cabocla, comemorativo da Independência da Bahia.

Serviço:

Abertura das atividades culturais de 2015
18 de março, às 17h
ighb.org.br
Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade