Instituições de ensino do sul da Bahia abrem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

A abertura conjunta pelas instituições de ensino superior do sul da Bahia nesta segunda-feira (19), às 9h, será destaque da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. O evento tem o objetivo de promover atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

As atividades acontecem no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uesc e vai debater ‘Luz, Ciência e Vida”, tema que, de acordo com o professor Gesil Amarante Segundo, “se baseia na deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o propósito de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.”

A programação começa com a presença dos reitores e gestores da Uesc, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), dos Institutos Federais Ifba e IFBaiano, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), seguida do painel ‘Luz, Ciência, Tecnologia e Inovação’.

Na segunda-feira vão acontecer palestras, demonstrações e apresentações, encerrando as atividades às 19h, com o Observatório Astronômico da Uesc promovendo uma sessão Céu Aberto, em frente ao auditório. A programação se estenderá durante a semana, envolvendo todas as áreas de conhecimento da Universidade e antecede o 21º Seminário de Iniciação Científica (3 a 6 de novembro). As demais instituições desenvolverão atividades relacionadas ao tema, em seus campus.