Jovens de comunidades periféricas apresentam exposição no Pelourinho

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Segue em exposição até o próximo dia 30 a Mostra Identidade, exposição totalmente concebida por jovens oriundos de comunidades periféricas de Salvador, estudantes da escola Oi Kabum, no Pelourinho. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, à tarde, na sede da instituição, no Terreiro de Jesus. Os trabalhos marcam a conclusão do Módulo I da Turma VI, e têm a Identidade como tema. São exibidas produções das quatro linguagens exploradas no programa: Computação Gráfica, Fotografia, Vídeo e Design Gráfico. A Oi Kabum! é um programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, gerido em Salvador em parceria com a CIPÓ – Comunicação Interativa.

A Turma VI de Computação Gráfica apresenta animações produzidas no formato de um álbum de fotografias animado. Com autorretratos dos jovens e através de pequenas animações individuais, eles contam um pouco da sua história pessoal. Já os jovens da Turma de Vídeo exibem cinco produções: “Autorretrato, O Trailer”, sobre o contínuo e inacabado processo de estudo da própria imagem; “As Canções da Oi Kabum!”, que aborda como as músicas que ouvimos revelam sobre a nossa personalidade; “A Caixa Mágica”, minidocumentário desenvolvido em parceria com a Turma de Fotografia a partir dos registros da Oficina de Confecção de Caixa Mágica; “A Lista”, um curta de ficção baseado em fatos reais, e  o clipe “Sarafro”, registro do sarau de música, poesia e performance, realizado pelos jovens da Oi Kabum! Salvador na comemoração do mês da Consciência Negra.

A Turma de Fotografia apresenta quatro obras: “Dentro de mim tem um lugar”, série de retratos dos jovens que foram sobrepostos com fotografias de locais representativos para eles; “Ensaio Neon”, trabalho que questiona o ato de ser fotografado e inclui um vídeo do processo que utilizou luz negra e tinta neon; “Eu e outro em mim”, com imagens de área de Salvador com significado pessoal para os autores das fotografias,  e  “Ensaios Temáticos”, com personagens que foram criados a partir dos autorretratos.

A Turma de Design Gráfico desenvolveu produtos que seguem a mesma linha conceitual das demais linguagens e serão apresentados através de cartazes,  quadros analógicos e projeções digitais. Os jovens exibem também fotos inspiradas na Pop Art e nos memes; peças de Identidade Visual e cinco marcas adotadas por empresas reais; autorretratos que utilizaram a técnica do bordado à mão,  e cartazes minimalistas, resultado do processo gráfico de síntese visual.

Tendo a História da Arte como ponto de partida, foram feitas discussões sobre o uso do próprio corpo como objeto de estudo; artistas utilizaram desde a autorrepresentação como característica artística até a reflexão contemporânea sobre o selfie. Assim foi construído um material conceitual, coletivo, diversificado e amplo para desenvolver em cada linguagem um projeto artístico, que pudesse provocar reflexões e debates sobre identidade e, assim,  alimentar a elaboração dos autorretratos.

Serviço:

Identidade – Mostra Multimídia da Oi Kabum! Salvador
Visitação: de 30 de março a 30 de abril de 2015
Local: Galeria Oi Kabum! Salvador e espaço externo à escola
Endereço: Terreiro de Jesus, 17 – Centro Histórico – fone 71 – 3345 5657
Horário de Visitação: de segunda a sexta-feira de 14h às 18h
Produtos nas Linguagens: Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo.