SSP critica pesquisa que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do país

Fonte: Da redação

JUSTIFICATIVA: SSP critica pesquisa que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos

Crédito da Foto: ilustrativa/Alberto Maraux/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) se posicionou sobre a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5/6) que coloca quatro municípios da Bahia entre os dez mais violentos do país. A pasta disse que desconhece a metodologia utilizada para a contagem das mortes. Essa justificativa, inclusive, já foi utilizada em outras oportunidades.

LEIA MAIS: TRISTE REALIDADE: Bahia tem quatro municípios entre os mais violentos do país, diz pesquisa

Ainda de acordo com a SSP, há “discrepância” da forma de coleta de dados, apontando, em cada uma delas, um município diferente como o mais violento por 100 mil habitantes. O órgão defende a padronização na coleta destas informações junto a todos os Estados para “entender a real situação dos municípios e a dinâmica da violência”.

Para justificar seu posicionamento, a secretaria exemplifica que em uma cena de crime com cinco mortos por arma de fogo, na Bahia e demais Estados nordestinos, são contabilizados 5 homicídios. Em outras unidades federativas, diz a SSP, com essa mesma situação, é contabilizado apenas 1 homicídio.

Outro ponto diferente reclamado pela Secretaria da Segurança Pública baiana é a utilização da classificação “mortes a esclarecer”. A pasta reafirma que tem Estado que no final do ano computa 4 mil homicídios e outras 3 mil mortes a esclarecer. Nestes casos as pesquisas utilizam apenas o dado “oficial” de 4 mil.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline.