Limpurb intensifica ações para retirada de material das vias pós-temporal

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

Diante do temporal que atinge Salvador nesta segunda-feira (27), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem reforçado a ação de limpeza da cidade, em parceria com demais órgãos municipais envolvidos na Operação Chuva 2015, principalmente nas áreas mais afetadas. Neste momento, o foco das equipes está concentrado na retirada de material provocado por deslizamentos de terra, além da lavagem das vias, retirada e desobstrução de material das ruas devido a manifestações e remoção de lixo acumulado nas grelhas da rede pluvial, dentre outros serviços.

O presidente da Limpurb, Tiago Correia, chama a atenção para a importância de evitar jogar lixo nas ruas. Segundo ele, o montante de material descartado em via pública acaba sendo levado pela enxurrada para a rede de drenagem pluvial e, assim, obstrui as bocas-de-lobo e eleva o volume de terra nos canais, o que contribui bastante para os alagamentos, agravados pelo grande volume de água. Em uma das operações do órgão, foram retirados até mesmo animais mortos sobre as grelhas.

 “Pedimos a colaboração de todos para evitar jogar o lixo na rua, que contribui para o acúmulo de água nas vias. É importante prestar atenção para o horário da passagem dos caminhões de coleta e, assim, contribuir para uma cidade mais limpa e confortável para todos”, ressalta Correia.

 O lixo jogado irregularmente também pode agravar a situação das áreas de risco. O diretor de Operações da Limpurb, Ronaldo Ferreira, exemplifica que, há um mês, foram retiradas cerca de dez toneladas de resíduos da encosta localizada na Rua Voluntários da Pátria, no Lobato. “Infelizmente, o pessoal continua jogando lixo nesse ponto, sem nota que a prática acaba provocando acúmulo de água no terreno e que, com a umidade, pode provocar deslizamentos. Por isso é tão importante a colaboração de todos para jogar o lixo corretamente”, finaliza.