Mãe Stella de Oxóssi é internada em hospital de Santo Antônio de Jesus

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Uma das maiores ialorixás do Brasil, Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, foi internada na emergência de um hospital particular no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, na tarde desta sexta-feira (14/12). Seu estado de saúde não foi divulgado.

Nos últimos dois anos, Mãe Stella foi hospitalizada algumas vezes. A última, de maior duração, foi em novembro de 2017, quando passou seis dias internada  no Hospital da Bahia, em Salvador, com mal estar e intensa dor de cabeça.

SOBRE

Um dos principais nomes do candomblé na Bahia e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Mãe Stella comanda desde 1976 o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro. Foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião e a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves.

Além disso, em 2009, recebeu o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Atualmente, vive na cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, com a companheira a psicóloga e escritora Graziela Dhomini.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.