SEM ACREDITAR: “Não admito o fechamento do Pestana”, diz secretário de turismo

Fonte: Heloísa Gomes (helogomez70@gmail.com)

Crédito da Foto: Divulgação

Um dos mais antigos hotéis da categoria cinco estrelas de Salvador, o Hotel Pestana, localizado no bairro do Rio Vermelho, anunciou que vai fechar as portas após o Carnaval e não marcou data para reabertura.

Em entrevista ao Aratu Online, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Antonio Portela, informou que o fechamento será definitivo e que o empreendimento está se despedindo da capital baiana. 

A informação, porém, é contestada pelo secretário de turismo do estado, Nelson Pellegrino. “Não vamos admitir o fechamento do Pestana. Permitimos que sejam feitas as reformas necessárias, mas fechamento definitivo não”, disse em contato por telefone com a redação.

O titular da pasta informou ainda que viajou até Lisboa, em Portugal, para conversar com a diretoria do grupo responsável pelo hotel. Na viagem, segundo Pellegrino, os executivos disseram que não há crise do segmento, mas sim um problema local, circunscrito a Salvador. “Eles ainda prometeram investimento e reforma no prédio”, contou o petista.

Quando questionado sobre a contribuição do fechamento do Centro de Convenções para a derrocada do Pestana — queixa que tem sido constante no trade turístico –, Pelegrino foi categórico: “a baixa taxa de ocupação está ligada ao péssimo estado do hotel. Conheço muitas pessoas que deixaram de se hospedar lá porque a qualidade caiu. Falar do Centro de Convenções virou mantra, todo mundo coloca a culpa. O centro ajuda sim, mas não pode virar desculpa”

Confira reportagem do Aratu Notícias sobre o fechamento do hotel: