No aniversário de 116 anos, história do Vitória pode ajudar clube a se reerguer

Fonte: Letícia Coimbra

Crédito da Foto: Divulgação

Em 13 de maio de 1899 surgia o um dos clubes mais tradicionais e antigos da história, o Esporte Clube Vitória.  A iniciativa partiu dos irmãos Arthur e Arthêmio Valente que moravam no bairro do Corredor da Vitória.  Nesta quarta-feira (13) os rubro-negros estão em festa, apesar da atuação insatisfatória dentro das quatro linhas, mas hoje é o momento de celebrar os  116 anos do Leão  Baiano.

História
Os irmãos Arthur e Arhêmio Valente passaram um período na Inglaterra, com o propósito de estudar, porém em meios os  estudos os  jovens se  depararam com um esporte  chamado Criket, uma modalidade que se pratica com um bastão e uma bola, com equipe de onze jogadores em um campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo.

Ao retornar para o Brasil, os irmãos se reuniram com alguns amigos e decidiram  fundar  um  Clube de Criket na  cidade de Salvador, possibilitando aos  baianos a oportunidade de jogar, pois  até então, serviam apenas para repor a bola nos jogos dos Ingleses, uma espécie de gandula nos  tempos  atuais.

Primeira Foto do Clube de Criket Victória

Primeira Foto do Clube de Criket Victória

Como forma de homenagear os fundadores, os amigos reunidos na  mansão  dos  Valentes, sugeriram que o nome para  aquela agremiação  deveria ser  Clube de Criket Victoria.

Devido à regra gramatical e estética o Clube passou a ser Esporte Clube Vitória.

Cores

Uniforme Oficial  -Temporada 2015

Uniforme Oficial -Temporada 2015

Para colorir o uniforme do Clube de Criket Victória foi sugerido que utilizasse o tom verde e amarelo, expressando o orgulho de ser brasileiro, porém essas cores de tecidos eram escassas no mercado.

Pensando então na facilidade e disponibilidade do comércio as cores escolhidas foram o preto e branco, caracterizando desta forma o Clube como alvinegro.

Só em outubro de 1901 que o Clube de Criket Victória passou a adotar as cores vermelho e preto, e como estava com expectativa em expandir as modalidades desportivas alterou o seu nome para Esporte Clube Victória.

Primeiros Jogos de Futebol
A estreia do Victória no Futebol, esporte o qual obtém maior destaque na atualidade, ocorreu em 22 de maio de 1901. O time não era o oficial, mas sim um provisório que foi montado às pressas para poder disputar com os ingleses que tinham atracado seus navios na Baía de Todos os Santos.

O Victoria ganhou a partida por 3 x 2, para o Internacional. O time seria oficialmente apresentado à sociedade, junto com a inauguração do Campo dos Mártyres, atual Campo da Pólvora, em 13 de setembro de 1902.

O time do Esporte Clube Victória entrou no Campo dos Mártyres e jogou uma partida contra o São Paulo Bahia Football Clube – time formado por integrantes da Colônia Paulista, os rubro-negros não pouparam energias e em 90 minutos de jogo conquistaram o placar de 2 x 0.

Em 1905, a convite do São Paulo Bahia Fotball Clube, o Victoria entrou para a Liga Bahiana de Desportos Terrestres, a partir do fato o Clube passou a disputar Campeonatos de Futebol, pois até então só participava de partidas amistosas.

Títulos
Com o decorrer do tempo o Clube participou de diversos campeonatos e competições, conquistando títulos e obtendo reconhecimento. O futebol é o esporte que mais cresce em todo mundo, atingindo as variadas classes sociais.

Ao todo,  são 27 títulos estaduais;  5 Copas do Nordeste, sendo o maior campeão Regional do Brasil. No cenário internacional o Clube possui duas conquistas, o Torneio Internacional Senegal-Brasil e  Taça Cidade de Valladolid

sub20

Os títulos aumentam com as divisões de base, que ganhou uma homenagem com o rótulo “Fábrica de Talentos”, tendo como destaques as conquistas da Copa do Brasil sub-20, o tricampeonato da Philips Cup (Holanda) e bicampeonato da Dallas Cup (EUA).