NO VEGETAL: Conheça os famosos que adotaram a dieta vegana como ativismo político

Fonte: Priscila D' Almeida

Crédito da Foto: Reprodução / Internet

A dieta vegetariana é um termo atribuído a um consumo que utiliza na grande marioria os produtos de origem vegetal. Excluíndo, assim, a carne e os frutos do mar, mas podendo incluir ovos ou derivados do leite.

A inclusão de laticínios é um dos principais fatores de diferenciação das dietas vegetarianas e as associadas a essa dieta. As hortaliças, os cereais, frutas, leguminosas e sementes são os alimentos comuns e que se encaixam em todos os tipos de dietas ditas vegetarianas.

Ovolactovegetariana – Exclui carne e pescado, permitindo somente ovos e laticínios

Lactovegetariana – Exclui carne, pescado e ovos, permitindo somente laticínios

Ovovegetariana – Exclui carne, pescado e laticínios, permitindo somente ovos

Vegetariana estrita ou vegana – Exclui todos os alimentos de origem animal.

A dieta vegana ou o veganismo como é mais conhecida, trata-se de uma ação em proteção aos animais e os direitos ambientais.

Por razões éticas, os veganos são contra a exploração do reino animal. Além do ativismo político, os veganos acreditam que se alimentar de algo que tenha origem animal tem mais facilidade de contrair doenças degenerativas tais como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, osteoporose, diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer, reumatismo, glaucoma.

A dieta feita de forma errada pode comprometer a saúde do adepto, a falta de vitamina pode causar uma deficiência em vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo, e ácidos graxos ômega 3.

A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e alterações neurológicas. Podem surgir sintomas como: confusão mental, perda de memória, baixa coagulação do sangue e perda de apetite.

dieta-vegana-e-sport-binomio-possibile

Conheça os famosos que aderiram a dieta vegana:

 

                                                           Video produzido pela Vida Vegan Society Brazil