O Incansável Dom Quixote é destaque da Caixa Cultural em maio

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: Divulgação

A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 6 a 10 de maio, o espetáculo “O Incansável Dom Quixote”, que traz a história do mais famoso cavaleiro errante que saiu de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo num lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ele passa por muitas desventuras que testam sua resistência e coragem.

A adaptação do romance para o palco se dá a partir da performance de um único ator, que permanece em constante estado de atenção para criar uma relação de troca com a plateia e conquistá-la ao dar vida a Dom Quixote, Sancho Pança, Rocinante e outros personagens que compõem a obra. O espetáculo foi criado com a utilização de jogos de palhaçaria, máscaras e bastante improviso. A poética é a da encenação e o ator Maksin Oliveira se coloca no risco de criar a cena em parceria com o espectador. Tudo se resume a um palco, um ator, a plateia e o jogo.

O personagem principal perde batalhas, é chacoteado e tem sua saúde mental questionada, mas nada disso é páreo para a mente inquieta e o coração incomensurável do “Cavaleiro da Triste Figura”. A montagem traduz a obra cervantina naquilo que ela traz de imagens e sensações. Assim, não se leva para a cena uma representação fidedigna de Quixote, mas os reflexos que a obra causou.

Dirigido por Reynaldo Dutra, “O Incansável Dom Quixote” está em circulação desde 2013 e já carrega em seu currículo diversas premiações, entre elas a de Melhor Ator no III Festikaos (Cubatão – SP, 2014); Melhor Ator, Melhor Diretor, 2o Melhor Espetáculo e 3a Melhor Iluminação no X Festival Nacional de Teatro de Varginha (MG, 2013) e Melhor Ator no X Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias (RJ, 2013).

Serviço:

Espetáculo: “O Incansável Dom Quixote”

Período: de 6 a 10 de maio de 2015 (quarta-feira a domingo)

Horário: às 20h (quarta-feira a sábado) e às 19h (domingo)

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Estacionamento Gratuito ao Lado da CAIXA Cultural Salvador

Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: 12 anos