OPERAÇÃO ACARAJÉ: Marqueteiro baiano que elegeu Dilma, João Santana é alvo da 23ª fase da Lava Jato

Fonte: Da Redação

Crédito da Foto: Reprodução / Folha Política.org

O marqueteiro baiano João Santana é o principal alvo da Operação Acarajé – 23ª fase da Lava Jato. Ele foi o responsável pelas campanhas durante as eleições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (22/2), 51 mandados decretados pelo juiz federal Sérgio Moro. São duas prisões preventivas e seis temporárias.

Existe mandado de prisão contra Santana e o seu apartamento, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, foi objeto de busca e apreensão feita pela PF. De acordo com o Jornal Folha, outro imóvel do marqueteiro, que fica em Interlagos, orla de Camaçari na Região Metropolitana, também, passou por buscas.

Em viagem ao exterior, João Santana não foi encontrado pelos federais. Outros grupos são alvos: o da Odebrecht (empresarial) responsável pelos pagamentos, e do operador de propinas, Zwi Skornicki.

O nome da operação, Acarajé, é uma alusão ao apelido usado pelos alvos para designar dinheiro. A Operação Lava Jato investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras e teve início em março de 2014.