Poluição provoca o fechamento das escolas em Teerã

Fonte: Da AFP

As autoridades iranianas anunciaram que as escolas de Teerã permanecerão fechadas no domingo em consequência da poluição, que bateu recordes na capital do país.

“Todos os colégios permanecerão fechados no domingo em Teerã, Shahr-Rey e Islam-Shahr, duas cidades próximas da capital. Se a contaminação perdurar, a medida será prorrogada para segunda-feira”, afirmou Mohamad Hadi Heydarzadeh, secretário de Meio Ambiente da província de Teerã.

O trânsito também ficará limitado no centro da capital e algumas fábricas permanecerão fechadas por uma semana.

A poluição do ar alcançou níveis muito elevados em Teerã e sua província, onde vivem 14 milhões de pessoas.

A capital iraniana registrou índices elevados de poluição no início do mês. Uma espessa névoa cinza envolve a cidade, com a visibilidade reduzida. No centro da capital não era possível observar as montanhas da cordilheira de Elburz.

As autoridades recomendaram que idosos, crianças e enfermos permaneçam em casa.

O índice de qualidade do ar alcançou o nível 148, a dois pontos do vermelho, enquanto o recomendável oscilaria entre 0 e 50, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A poluição não é novidade em Teerã, uma cidade parcialmente cercada por montanhas e situada a entre 1.100 metros de altitude ao sul e 1.700 metros ao norte. O problema é provocado em 80% pelos gases emitidos pelos cinco milhões de veículos e quase o mesmo número de motocicletas que circulam diariamente pela cidade.