Poluição sonora: Sucom multa três bares em condomínio de Pirajá

Fonte: Da Redação

Ficais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificaram e multaram três bares por poluição sonora no Condomínio Parque Campinas, na Estrada de Campinas, em Pirajá. As ações aconteceram durante operação integrada com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Transalvador, Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Ainda durante a ação, os bares da Vera e do Zé, na Ladeira do Acupe, foram orientados para que não desenvolvam atividade sonora sem autorização da autarquia. Além disso, seis equipamentos de som de veículos que estavam emitindo índices sonoros acima do permitido em lei foram apreendidos.

As ações aconteceram entre os dias 19 e 22 de dezembro, nos bairros de Pirajá, Paripe, São Thomé, Acupe de Brotas, Ribeira, Bonfim, Boa Viagem, Caminho de Areia e Mont Serrat.

 Operação Silere

Outros dois bares que estavam causando poluição sonora na Rua Silveira Martins, no Cabula, foram multados por agentes da Sucom, durante Operação Silere, entre os dias 19 e 21 de dezembro. Os bares Espetinho do Luan e Point do Mocotó tiveram, ainda, aparelhagem sonora apreendida.

 Agentes da autarquia multaram, também, 16 proprietários de veículos que estavam emitindo índices sonoros acima do permitido em lei e apreenderam 39 equipamentos de som, nos bairros de Sussuarana, Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Cabula, Mata Escura, Vila Canária, Estrada Velha do Aeroporto, Fazenda Grande I, III e IV, Cajazeiras II, V, VIII, X e XI, Brotas, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Nordeste de Amaralina, Rio Vermelho, Pituba, São Caetano, Marechal Rondon, Pirajá, Lobato, Alto do Cabrito, Suburbana e Águas Claras.

Legislação 

De acordo com a Lei Municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 2201-6660. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.