Voluntários promovem atendimento médico gratuito para população carente do sudoeste baiano

Fonte: Da redação

Até o dia 26 de abril, a cidade de Condeúba, no sudoeste da Bahia, receberá a 15ª edição do projeto Voluntários do Sertão. Cerca de 250 voluntários, dentre médicos e profissionais de diversas áreas, realizam consultas gratuitas para a população local nas áreas de odontologia, psicologia, pediatria, ginecologia, oftalmologia, entre outros. A meta deste ano é realizar 25 mil atendimentos.

Todos aqueles que necessitarem de correção visual, receberão óculos gratuitamente. As lentes oftálmicas são doadas pela Essilor Brasil, associada à Essilor Vision Foundation, em parceria com o Instituo Ver & Viver – associação sem fins lucrativos responsável pelo projeto 2.5 New Vision Generation do Grupo Essilor, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas através da boa visão. “Ao todo, serão disponibilizadas mais de 4 mil pares de lentes para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e também para vista cansada ou presbiopia”, diz Arnaud Ribadeau Dumas, diretor geral da Essilor no Brasil, acrescendo que as lentes estão sendo entregues nesta sexta-feira, 24 de abril, e as multifocais ou bifocais em um prazo de cerca de 40 dias.

O projeto acontece anualmente e tem o objetivo de promover assistência social, levando acesso à saúde, segurança alimentar e nutricional, além do voluntariado com o acompanhamento dos indicadores de transformação social. Só no ano passado, foram realizados mais 30 mil atendimentos e durante os seus 14 anos de existência, o Voluntários do Sertão já mobilizou 3.550 profissionais de saúde que realizaram mais de 168.000 atendimentos em diversas especialidades.