Praça Cairu deve receber mais de 150 mil pessoas para festejar a virada do ano

Fonte: Da Redação

Crédito da Foto: Divulgação

Dando continuidade à programação do Réveillon Salvador 2015, a Praça Cairu recebe nessa quarta-feira (31), dia da virada, um público que deve ultrapassar a casa das 150 mil pessoas. Ontem (30), 120 mil soteropolitanos e turistas estiveram presentes no local.

Nesta noite, farão a festa: Vanessa da Mata, Psirico, Ivete Sangalo, Aviões e Pablo, no Palco Mercado Modelo, o principal, e as atrações RJ2 e Avenida Sete, no Palco Praça Cairu. A noite de ontem foi animada pelo som de Thiaguinho, Cláudia Leitte, Wesley Safadão e Harmonia do Samba.

Reforço na Segurança

A festa contará com 300 guardas municipais que darão apoio às ações de segurança urbana e prevenção à violência. Na noite de ontem (30), os agentes encontraram 56 documentos, que foram encaminhados para o posto da Polícia Civil montado no próprio local da festa. Nas atividades de apoio a órgãos como a Transalvador, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), não foram registradas ocorrências. Já a Base Móvel do grupamento, localizada na Ladeira da Conceição, prestou atendimento a um homem atingido por arma de fogo por volta das 23h30. Os guardas acionaram o Corpo de Bombeiros, que prestou socorro à vítima.

De acordo com o gerente de Operações da Guarda Municipal, Anderson Barros, os trabalhos da corporação estão concentrados no apoio às ações de fiscalização do comércio informal, do ordenamento do trânsito e transporte e de acesso à área do palco pelos artistas. Além disso, presta orientação aos cidadãos em situações como furto e roubo. O trabalho é realizado também em parceria com a Polícia Militar.

“Antes do evento, foi feita uma reunião entre o comando da PM e a Guarda Municipal para alinhar a atuação nessa grande festa, e tem dado bons resultados, como em outros eventos já realizados na cidade. Mesmo com um público quase três vezes maior do que no ano passado, não tivemos ocorrências muito graves. Isso demonstra o quanto estamos preparados para situações envolvendo grande público”, destacou Barros.

Para o Réveillon Salvador 2015, a Polícia Militar mobilizou um efetivo de 1.424 profissionais durante os quatro dias de shows no Comércio. Cinco pórticos foram instalados nas áreas de acesso à festa, para coibir a entrada de material que possa oferecer risco aos cidadãos. Patrulhamentos estão sendo feitos em viaturas de duas e quatro rodas e também a cavalo. Três postos de Comando de Serviço funcionam nas imediações da Igreja da Conceição da Praia, Elevador Lacerda e Mercado Modelo.