Prêmio Caymmi celebra a música com shows de convidados especiais

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação

Ele representou e apresentou a Bahia para o mundo por meio de suas canções, nada mais glorioso (e merecido) do que encerrar o ciclo de comemorações do centenário do baiano Dorival Caymmi com a grande noite do Prêmio Caymmi de Música. É pelos caminhos do mar do mestre que, no dia 30 de abril – data do seu aniversário, às 20h, o Teatro Castro Alves será palco de um grande encontro de artistas e celebração da música baiana. O Prêmio Caymmi é o único do Brasil que contempla novos artistas e por isso sua enorme relevância para o cenário musical.

Com direção artística de Andrezão Simões, no evento, considerado o “Oscar” da música baiana, serão representados os três mundos de Caymmi (interior, lírico e urbano) por meio de canções eternizadas em sua voz. “Caymmi é um movimento. Uma matriz musical que se atualiza com o tempo. A entrega do Prêmio quer traduzir este requinte, amor e movimento pela música. Uma “viralização”, um movimento Caymmi de músicos e de músicas. Somos todos Caymmi. Eu também sou Caymmi”, revela Andrezão Simões.  Na ocasião, a interpretação das canções ficará por conta da deliciosa mistura de diversos artistas nacionais e até internacionais: todos homenageando o grande mestre da canção, Dorival Caymmi. Já estão confirmadas as participações da Orkestra Rumpilezz, Dori Caymmi, do grupo inglês STOMP, considerado um dos maiores grupos percussivos do mundo e que fará um número com o Quabales, Jussara Silveira, Margareth Menezes, Gerônimo e Alexandre Leão.

Inspirado no Troféu Caymmi, o Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos e nasceu do desejo da família Caymmi como forma de homenagear o centenário do seu patriarca. “Foi a partir do sonho do Dori Caymmi, que juntos sonhamos e chegamos até aqui. O Prêmio é um projeto estruturante, com muitos desejos, ações, parceiros, que acreditam no poder de transformação da cultura. É nossa declaração de amor pela música e pela Bahia”, diz a jornalista Elaine Hazin, diretora geral da Via Press. O projeto conta com patrocínio da GVT, Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura.

Para abrilhantar ainda mais o anúncio dos grandes vencedores nas categorias Show, Videoclipe e Música (Canção e Instrumental), o renomado artista plástico Gustavo Moreno foi convidado para idealizar um troféu exclusivo para premiação. Inspirado no mar, na música e violão de Dorival Caymmi, o troféu foi produzido em metal dourado, lembrando a cor do pôr do sol. Ao todo serão entregues 21 troféus em diversas categorias e subcategorias, além de premiados especiais. No total de inscritos, foram 149 em Música, 101 em Show e 48 videoclipes, revelando a força da nova música da Bahia.