PROVA DE FOGO: Bahia lidera ‘ranking’ de mortes por armas de fogo, diz pesquisa

Fonte: Da redação

Crédito da Foto: divulgação/PM

A Bahia é o estado que mais deixou mortes por arma de fogo em todo o Brasil somente em 2014. Os dados estão no 10º Anuário da Segurança Pública, uma pesquisa nacional publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) sobre os índices de violência em todo o país.

Segundo o documento, 5.096 pessoas foram assassinadas a tiros no estado em 2014. São Paulo, que registrou no mesmo ano 3.959 crimes contra a vida por arma de fogo, e o Rio de Janeiro, com 3.760 casos, também encabeçam a lista. Apesar disto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) baiana frisa que a elaboração de um ranking com os Estados é equivocada pois as pastas das unidades federativas não contabilizam os homicídios de maneira igualitária.

No Brasil, 44.861 pessoas foram mortas por arma de fogo somente em 2014. Segundo o anuário “em seis estados, o aumento foi menor do que 50%, em três deles o aumento situou-se entre 50% e 100%, ao passo em que em nove unidades federativas ocorreu aumento acentuado, superior a 100% no período”.

Por meio de nota, a SSP-Ba revelou que mapeia as machas criminais no estado. Segundo a pasta, assim como em todo o país, a arma de fogo é a ferramenta mais utilizada na prática de assassinatos. O órgão fez questão de dizer ainda que a “maioria dessas mortes (o número gira em torno de 70 a 80%) tem relação direta com o tráfico de drogas. São pessoas que fazem parte das quadrilhas ou usam entorpecentes e não pagam”.