Saeb inscreve para capacitação de contadores sobre licitações

Fonte: Da redação

Contadores serão capacitados pela Secretaria da Administração (Saeb) e entidades parceiras para instruir micro e pequenas empresas sobre como participar de licitações públicas. A ação será por meio da palestra Compras Governamentais, que coordenadora da Central de Licitação do órgão, especialista em políticas públicas e gestão governamental, Maria Eduarda Sampaio da Cunha, realiza nesta quinta-feira (19), em Salvador.

Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente pelo e-mail fernandoaffonsoferreira@gmail.com. As vagas são limitadas. O evento acontece na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), número 415, e mais informações podem ser obtidas pelo celular 99914-5363 (Whatsapp).

A palestra, que abordará as exigências legais, os requisitos e a documentação necessária para micro e pequenas empresas participarem de concorrências públicas, é uma promoção do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia, em parceria com a Saeb, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro).

Com a capacitação, os contadores terão condições de orientar seus clientes, micro e pequenas empresas, para participarem dos certames licitatórios do governo. Assim, empresas de pequeno porte podem se tornar fornecedoras do Estado, alavancando a economia e a geração de emprego. Outra vantagem é a qualificação dos profissionais, que vão poder oferecer um novo serviço para a clientela.

Maria Eduarda vai abordar assuntos como regras de edital, tipo de licitações, necessidade das empresas estarem com situação fiscal e trabalhista regularizadas, além de habilitadas juridicamente e com qualificação econômica e técnica. A especialista também explicará como funciona o cadastro unificado de fornecedores, relação de pessoas físicas e jurídicas interessadas em licitar e contratar com órgãos públicos.