Saiba onde encontrar orientação gratuita para declaração do IR em Salvador

Fonte: Da redação

O prazo para declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim. O último dia para envio das informações será 30 de abril, uma quinta-feira. Aqueles que têm dificuldades em realizar o procedimento sem orientação contam em Salvador com postos que realizam o serviço gratuitamente.

É obrigado a declarar o contribuinte pessoa física que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em ano de 2014. Para a declaração, é necessário que o cidadão tenha em mãos os documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), certidão de nascimento dos dependentes ou o RG para maiores de 18 anos. É necessária, também, a declaração do ano anterior, informe de rendimentos ano base 2014 e documentos relativos aos bens. Também é importante levar comprovantes de pagamentos de escola, financiamentos de bens, planos de saúde, entre outros. Os recibos de serviços prestados por médicos, dentistas e aluguel precisam estar identificados com o CPF.

Confira:

UFBA
Até o dia 29 de abril, os estudantes de Contabilidade da UFBA estão atendendo gratuitamente pessoas que necessitam de ajuda para a elaboração da Declaração Imposto Renda 2015. O atendimento é realizado na Faculdade de Ciências Contábeis – no Campus do Vale do Canela, atrás da Faculdade de Administração, no 1º andar, auditório Profº Sudário de Aguiar. O serviço é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e no sábado – dia 25/04, das 9h às 12h.

O evento faz parte do Projeto Jovem Contador, realizado pela Faculdade de Ciências Contábeis e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis da universidade. Durante o processo, os alunos serão supervisionados por professores da UFBA. O coordenador do projeto é o professor João Vicente Costa Neto. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (71) 8774-4822, 9221-1073, 9207-1326ou 9252-0434.

UNIFACS
Para orientar os contribuintes sobre o preenchimento e elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a UNIFACS realiza atendimento gratuito até o dia 24 de abril, no Campus Paralela, Torre Norte. Um grupo de alunos do curso de Ciências Contábeis, capacitado e supervisionado por professores, estará à disposição de quem precisa prestar contas ao Leão, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h. Além de prestar serviço à comunidade, o aluno também coloca em prática o que tem aprendido no curso.

O atendimento facilita a vida de quem não tem tempo ou não sabe realizar a declaração. “Aqui o contribuinte fará a declaração com pessoas que têm conhecimento. Assim, a pessoa se sente mais segura e não corre o risco de cair na malha fina, porque qualquer erro na declaração além de demorar a receber, fica com pendencia na Receita”, explica a professora e uma das coordenadoras da ação na UNIFACS, Marilúcia Braga. A expectativa dos organizadores é que sejam feitas 500 declarações.

Center Lapa
Até o dia 29 de abril, o Shopping Center Lapa também orienta e efetua a declaração do Imposto de Renda dos contribuintes baianos. O serviço é oferecido durante o horário de funcionamento do shopping, na Praça de Eventos, em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, que acabou de completar 110 anos de história em Salvador. Estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição centenária fazem as declarações do IR 2015, ano base 2014, de pessoas físicas.

Para fazer a declaração, o contribuinte deve se dirigir ao estande da faculdade, que será instalado na Praça de Eventos, no piso L1 do Center Lapa, munido dos informes de rendimentos, comprovantes de pagamentos, recibos e notas fiscais. O atendimento é realizado mediante doação de uma lata de leite em pó. Todo o alimento arrecadado será destinado a instituições carentes de Salvador.