Samba dá o tom a lançamento de site com acervo e arquivos raros de Batatinha

Fonte: Da redação, com informações da assessoria

Crédito da Foto: reprodução

Com uma caixa de fósforos, ele ditava o ritmo. Com os sentimentos, fazia nascer a poesia. Assim, criou versos que ganharam voz e vida, ficaram na memória da Música Popular Brasileira e lhe colocaram no mesmo patamar de compositores como Cartola e Nelson Cavaquinho. A descrição refere-se a Oscar de Penha, o Batatinha (1924-1997), um dos pilares do samba da Bahia, que completaria 91 anos no dia 5 de agosto.

Agora, ele ganha um espaço virtual para preservação de sua memória e difusão da sua obra musical. Trata-se do site Acervo Batatinha – O Diplomata do Samba. A página será apresentada no dia 9 de agosto (domingo) no Sambanocaos 91, uma homenagem a Batatinha durante o Dominicaos, evento que ocupa quinzenalmente o café da Sala Walter da Silveira, nos Barris. A tarde de história e muito samba contará com nomes como Mateus Aleluia, Walmir Lima, Gabriel da Penha, Pedro Abib, Juliana Ribeiro, Ricardo Aleixo, Paquito, Jota Veloso, Laia Gaiatta e Orquestra Sambagolá.

No Acervo Batatinha, o público tem acesso à obra do compositor, com letras, vídeos, entrevistas, fotos veiculadas pela imprensa e raros arquivos da família e de amigos. Na página, os amantes do samba poderão ainda ouvir canções de Batatinha e conhecer as histórias por trás das composições.

No site, estará disponível também a versão digital do songbook Batatinha e o Direito de Sambar, que conta com texto do jornalista Victor Uchôa e partituras elaboradas pelo músico Rafael Galeffi.

A pesquisa do acervo foi coordenada pelo historiador Rafael Rosa e o projeto, assinado pela produtora Baluart – Projeto Culturais, foi contemplado no edital do programa Natura Musical.

Serviço: 

O quê: Sambanocaos – Batatinha 91
Onde: Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública dos Barris
Quando: 09 de agosto (domingo), 16h
Programação
16h – Exibição do filme “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia”
17h – Apresentação do Acervo Digital: www.acervobatatinha.com.br
17h15 – Roda de samba em homenagem a Batatinha